sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ovos

Ciclo normal de um ovo em épocas festivas.
Sinal de qualidade: ovos biológicos cobertos com uma fina camada de trampa de galinha. Biológica.




para finalizar um sinal da cruz contra o mau olhado




lípido formado pela esterificação do glicerol por três ácidos gordos. Triglicéridos.

Ermida, 1ª Fase


Para quem não teve oportunidade de estar presente na última assembleia da Confraria, fica aqui o esboço possivel, do plano apresentado ao Padre Ricardo e à população de Sta. Eufêmia. Infelizmente as legendas não ficaram visíveis!
Foi feito por profissionais da área e está devidamente orçamentado.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Urânio


Pelos vistos a obra de Remediação Ambiental da Antiga Área Mineira de Senhora das Fontes foi dada como concluída.
Agora, dezoito anos depois de ter encerrado a última mina de urânio, na Urgeiriça, Portugal equaciona a hipótese de voltar àquele minério.
Antes de pensarem em explorar novas minas deviam tratar primeiro das velhas. A M. Sra. das Fontes esteve décadas completamente abandonada.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

1ª Fase

No passado dia 23 de Abril, pelas 18.00h, foi apresentado em Assembleia, pela Confraria dos Ermitães, o projecto da 1ª. Fase de recuperação da Ermida Sra. das Fontes.
Dias antes o mesmo foi apresentado ao Presidente da Comissão fabriqueira, Padre Ricardo, tendo ficado bastante agradado com o que foi exposto. De seguida será exibido ao Bispo da Diocese da Guarda pelo próprio Padre Ricardo. Aguardamos assim por mais novidades.
A 1ª. Fase compreenderá a parte frontal da Ermida ou seja, toda a parte visível, desde a estrada até às capelas, inclusive.
O citado plano será colocado aqui no blogue amanhã para apreciação (informaticamente está em autocad, ainda não está disponível em imagem).




Procura-se

Óscar desapareceu ontem de sua casa no Br. Da Quintã. Qualquer informação útil contactar o Blogue.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa

Nesta Páscoa, o Padre Ricardo resolveu reviver uma tradição que esteve algum tempo extinta na nossa aldeia.

No domingo, depois de almoço o Pároco acompanhado por alguns devotos da população foi de casa em casa dar as boas festas, benzendo as mesmas e dando o crucifixo a beijar.

O ritual é espirituoso e encantador, leva-se com água benta fresquinha na cara e enquanto beijamos o crucifixo alguém recolhe o envelope com a nossa doação (com um pouco de sorte recolhiam o envelope da EDP!).

É de saudar estas cerimónias religiosas, para mim foi a primeira vez, logo no meu dia de anos.

Troquei assim, por momentos, o álcool destilado pela água benta.
Obrigado.







Louvar todo o empenho e interactividade até agora demonstrado, por parte do Padre Ricardo para com a nossa paróquia. Há muito que um pároco não merecia o apoio geral de um povo acostumado a tantas contendas religiosas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Guerra | Colonial | Do Ultramar | De Libertação (1ª série)

O documentário de excelência que percorre de forma cronológica 13 anos de conflitos nas antigas colónias portuguesas. A Guerra Colonial ao pormenor como nunca antes viu!

Ano: 2008
País: Portugal
Género: Documentário
Realização: Joaquim Furtado
Sinopse: Para além de um trabalho fenomenal de enquadramento histórico, a série documental “A Guerra” alia ainda a perspectiva de um jornalista como assinalou o próprio autor:

"O meu objectivo é poder dar um contributo para os historiadores tratarem este período".

Desde o início do confronto em Angola até à frente em Moçambique, não perca este fantástico documentário que, como o próprio realizador afirma, "É essencialmente uma visão global com as perspectivas de quem viveu este período”.



DVD 1 - Angola, Dias de Morte - DVDRip XviD *HDPT*
Em Março de 1961, a UPA revolta-se contra a presença portuguesa em Angola. Surpreendendo civis e militares, massacra milhares de europeus e africanos no norte do território. Os efectivos existentes na colónia são muito reduzidos. Os civis procuram defender-se, apoiados pela Força Aérea que usa napalm contra os rebeldes, ao mesmo tempo que retira as mulheres e crianças das áreas atingidas. A UPA refugiasse nas matas e ataca as colunas, entretanto enviadas de Luanda. Morrem os primeiros militares.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 2 - Andar Rápido e em Força - DVDRip XviD *HDPT*
Antes dos ataques da UPA, em Março, já o pânico dominava Luanda desde 4 de Fevereiro, quando centenas de angolanos assaltaram as prisões da cidade. A resposta portuguesa, civil e militar, leva o terror aos muceques. E a violência sem limites propaga-se a todos os grupos sociais, quando o 15 de Março lança o pavor em todo o norte. Angola reclama por apoio militar, mas Salazar só mandará “andar rápido e em força”, depois de afastar Botelho Moniz, o general que, entretanto, tentará depô-lo.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 3 - Massacres Contra Chacinas - DVDRip XviD *HDPT*
O primeiro dos grandes contingentes militares enviados de Lisboa desfila, em 1 de Maio, na avenida marginal de Luanda, perante a alegria da população. As colunas começam a marchar para o norte, com ordens para cortar e exibir as cabeças dos rebeldes mortos. Mal preparada e desconhecendo o terreno, a tropa sofre baixas enquanto reabre estradas, reocupa povoações e socorre populações ameaçadas. Ao morticínio cometido pela UPA, civis e militares reagem com massacres e fuzilamentos.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 4 - Operação Nambuangongo - DVDRip XviD *HDPT*
Quatro meses depois da ofensiva da UPA, os militares estão em condições de recuperar o domínio do território. Montam a operação Viriato e avançam para Nambuangongo, centro operacional rebelde. As forças de Holden Roberto recuam perante as operações portuguesas, o que permite o regresso de milhares de refugiados às suas povoações. Apoiando discretamente a UPA e insistindo na descolonização, os Estados Unidos proíbem a Portugal o uso de armas americanas e seguem o conflito, atentamente.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 5 - As Colónias e As Províncias - DVDRip XviD *HDPT*
O ambiente internacional era hostil à permanência de Portugal em África. A Conferência de Bandung, em 1955, marca a luta pela descolonização adoptada pela ONU. Salazar argumenta que os territórios ultramarinos são províncias de Portugal, mas o quadro social revela baixos níveis de instrução para os africanos e a existência de trabalho forçado e castigos corporais. O Governo faz reformas na área económica e incentiva a emigração, criando colonatos de brancos em Angola e em Moçambique.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 6 - As Guerras antes da Guerra - DVDRip XviD *HDPT*
Os portugueses estavam mal informados e confiavam na diferença da sua colonização. Os que discordavam das limitações económicas impostas pela Metrópole, apoiaram Humberto Delgado em 1958. Nessa altura estavam já em formação alguns dos movimentos independentistas. Vários dos seus futuros lideres tinham estudado em Lisboa. Nas três colónias, a guerra é antecedida por reivindicações reprimidas pelas armas: Pidjiguiti na Guiné, Mueda em Moçambique e Baixa do Cassanje em Angola.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 7 - O Ano que marca a História - DVDRip XviD *HDPT*
Em Janeiro, os povos da Baixa do Cassanje entram em greve contra a cultura obrigatória do algodão. A reacção militar portuguesa ficou para a História como um massacre. Pouco depois, as chacinas da UPA, que marcam o início da guerra, estimulam outros africanos independentistas. Disparados pelo MLG, soam os primeiros tiros na Guiné. Ainda em 1961, a invasão de Goa marca o início do fim do império. Dominada a situação em Angola, Salazar dispensa as reformas de Adriano Moreira.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 8 - A Guiné, depois de Angola - DVDRip XviD *HDPT*
A UPA transforma-se em FNLA e o MPLA cria a sua própria guerrilha. Os dois movimentos angolanos irão combater-se durante toda a guerra. O exército tenta impedir as infiltrações através das fronteiras com o Congo. Mas é das fronteiras da Guiné Conackry que surge um novo desafio. Em Janeiro de 1963, o PAIGC avança para a luta armada na Guiné. Meses depois, Salazar plebiscita a sua política numa grande manifestação a que assiste a americana Janet Mondlane, mulher do líder da Frelimo.
NOTA: Link de Download (498 MB) - Audio em Pt-Pt


DVD 9 - Moçambique, nova frente - DVDRip XviD *HDPT*
A repressão em Mueda empurra os moçambicanos para a formação da Frelimo. Sob a direcção de Eduardo Mondlane, o movimento organizará a luta armada, entretanto iniciada por outro movimento. Em 1964, Portugal está perante três frentes. A mais difícil é já a da Guiné onde decorre, durante mais de dois meses, a operação Tridente, uma das maiores de todo o conflito. A guerra está no centro da vida do País. Chamado “dia de Portugal e da raça”, o 10 de Junho passa a homenagear as Forças Armadas.
NOTA: Link de Download (499 MB) - Audio em Pt-Pt

Edital

Sérgio Alexandre Raposo Ferreira Paula, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, vem por este meio convocar todos os Confrades, para uma sessão extraordinária desta Assembleia, a realizar no dia 23 de Abril de 2011 pelas 18.00h, no salão cultural da Associação de Melhoramentos, Cultura, Desporto e Recreativa de Santa Eufémia, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto Único:
Apresentação do plano – 1ª. Fase recuperação Ermida Sra. Das Fontes


Para que conste, publica-se o presente edital e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo da Freguesia de Santa Eufémia. Santa Eufémia, 18 de Abril de 2011



O Presidente da Mesa da Assembleia
Sérgio Alexandre Raposo Ferreira Paula

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CDS

Representante da direcção nacional do CDS-PP visitou a nossa aldeia. Pelos visto S. Eufêmia é a única freguesia do país do CDS. Ou é do distrito?! É única, pronto. Somos únicos. O Portas gosta de nós. Tal facto mereceu uma visita do deputado Hélder Amaral, que por sinal já é também Confrade. Aliás, elementos da comissão distrital e mesmo nacional mostraram-se interessados em ajudar na recuperação da Ermida, alguns deles fizeram-se sócios e fizeram algumas doações. Saliente-se neste caso a cooperação valiosa do elemento da junta e do CDS, a nossa conterrânea Carminda da Silva, na angariação de sócios e apoios para a causa da Ermida.


O Sr. Presidente da Junta de SE junto com o deputado H. Amaral na visita à aldeia A comitiva visita o lavadouro comunitário do Fundo do Povo: "Uma piscina coberta! Magnifico..." Isto era um salão cultural. Ou uma Igreja!!



Alguém tem lume?



mais informação aqui.



(fotos cds pinhel)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A águia caiu

Aqui, à entrada da Escola Primária de S. Eufêmia, coabitavam em completa harmonia uma águia e um leão. Após longos anos de uma estranha coexistência os 2 animais foram separados. A águia caiu! Por momentos pensei ser uma consequência do resultado do Benfica vs Porto de há dias, mas pelos visto esta situação não é de agora. Apesar de se deslumbrar alguma pinta de bom gosto nesta acção, trata-se de património da nossa aldeia e tais actos de vandalismo são intoleráveis e repudiáveis.


Pode ter sido o vento!
Já não estamos habituados a tais actividades, o último registo de uma acção violenta data do início da década de 1990 com a inscrição na parede do Salão: “morte às beatas”.

Largo José Soeiro




O outro largo com um nome de um conterrâneo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A Banda ao vivo

Santa Eufêmia foi uma das freguesias escolhidas para acolher uma actuação da Banda Filarmónica de Pinhel. O concerto ocorreu no sábado passado e contou com "casa cheia".

Quando todos esperavam que o concerto ocorresse no Salão de Convívio e Lazer da Associação de Santa Eufêmia, por decisão da mesma, tal não sucedeu, o que deixou vários conterrâneos e alguns forasteiros entusiastas daquele tipo de música desapontados e arreliados.

Assim, o concerto da Banda Filarmónica de Pinhel realizou-se nas instalações da sede da Confraria dos Ermitães - fracção da Escola Primária de St. Eufêmia.

Noutros tempos nestas mesmas instalações não se ouviam concertos musicais mas dançava-se o vira acompanhado por instrumentos feitos de marmeleiro manufacturados à mão.

Bons tempos!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Complexo - Universo Paralelo

No Rio de Janeiro, a 13 km do Cristo Redentor, dois irmãos portugueses aventuraram-se na mais temida favela do Brasil, onde moram mais de 300.000 pessoas. É o maior paiol de armas e droga da cidade, um lugar chamado Complexo do Alemão.

Ano:
2011
País: Portugal
Género: Documentário
Realização: Mário Patrocínio
Sinopse: Viveram a vida de um simples morador como tantos outros, escolheram quatro formas de vida diferentes para retratar as várias faces da favela. A Dona Célia, uma mãe batalhadora, com oito filhos para alimentar; Seu Zé, presidente da associação de moradores há mais de trinta anos, viveu o crescimento assustador da favela, é um sábio “ancião” da favela; Mc Playboy é um artista funk, que cedo se deu conta que o seu caminho não era o do Tráfico; e de uma forma mais genérica os “traficantes” gente sem rosto que faz do crime uma vida normal.

COMPLEXO retrata este perigoso e complexo mundo, um universo paralelo inserido dentro de uma ordem maior, um mundo à parte, que segue uma ordem diferente da ordem global.

Vencedor do Prémio Internacional Direitos Humanos do Festival Artivism – Hollywood.
Um poderoso documentário sobre o dia-a-dia no maior aglomerado de favelas do Rio de Janeiro.Este é o resultado de 3 anos de vida no Complexo do Alemão, a vida de gente normal dentro de uma realidade quase desconhecida.



NOTA: Link de Download (696 MB) - Audio em Pt-Br

Jogo de sombras


Maquilhagem, aldrabices e governação - Truques, Dicas e Conselhos Práticos
Base e Blush
A sua fórmula suave e leve de silicone e com extractos de azeite torna muito fácil de aplicar e permite uma maquilhagem com resultado uniforme.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Já tá

Pronto, já tá! Com um ano de atraso fomos finalmente libertados. Este país já não é para nós. Cavaco manda preparar a sala dos embaixadores, tira do frigorífico um pack de minis, um pires de tremoços e convoca Medina Carreira para uma reunião importante.

Em Santa Eufêmia também já se fazem contas à vida.
10, conto eu daqui...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Simon & Garfunkel



Finalmente juntos! A dupla reuniu-se de surpresa e presenteou o seu fiel público com um best of, versão acústica.




O público foi chegando depois dos primeiros acordes terem entoado no Caminho da Regada.




O entendimento e a cumplicidade da dupla foram evidentes durante toda a apresentação.

A interacção entre o público e a dupla artística foi notória durante a hora do espectáculo, dando ao concerto um ar bastante intimista.


(não foi permito transmitir a totalidade do concerto devido a questões ligadas a direitos de imagem e de autor da dupla).

Pequeno excerto da afinação:




(cantado em português)

Xico das Trevas

Pronunciemo-nos sobre coisas mais alegres: Domingo, 3 de Abril, lua nova. A noite em que a luz se transformou em trevas. Lyonce Viiktorya já vem a seguir a Roberto, na lista dos nomes mais odiados em Portugal. Em primeiro continua aquele que todos sabemos. O filósofo...
Lisboa a arder! Bem pensadas as coisas, podia ter sido ontem...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Padre António Maria

Confirmada a morte do Padre António Maria, pela Diocese da Guarda. Actualmente, desempenhava as funções de arcipreste de Pinhel, pároco de Pinhel, Azevo, Cidadelhe, Pereiro e Vale de Madeira. Era administrador paroquial de Santa Eufêmia, Ervedosa, Bogalhal, Sorval e Valbom.

Foi também nosso pároco durante algum tempo.


Condolências à sua familia.

Dia das mentiras

Teste de qualidade

Afogar, dar, enterrar, trocar, vender, pintar a parede ou simplesmente dar uma oportunidade ao nosso melhor amigo?!

Quantos fairos tem o teu cão?

Quantidade de filamentos contidos na parte lateral inferior do focinho de um lambitão (tabela de prestabilidade):

Um, não o vendas por dinheiro algum;

Dois, não o troques por uma junta de bois;

Três, não o mates nem o dês;

Quatro, dá-lhe com uma moca no papo.