domingo, 6 de novembro de 2011

Crónica da Pantomineira (extra)

Após inúmeras solicitações e uma vez que o gajo deste blogue não fala no assunto, cá vai:
Há um tema algo controverso que tem dominado as conversas dos samarras desde que acabaram as festas. Refiro-me como já devem ter percebido à qualidade do vinho produzido em Santa Eufémia.
Podia ser mas não, estava a brincar, o tema tem mesmo a ver com as festas e com a nomeação da nova mordomia.
Diz que houve uma lista de mordomos que se voluntariou para dar a festa da Santa Eufémia no próximo ano mas que não foi aceite por um dos elementos da anterior que já tinha escolhido as mordomas. Acontece que os novos mordomos também já tinham as mordomas escolhidas. Assim, a antiga mordomia ou alguém da antiga mordomia decidiu nomear uma nova. Os que se voluntariaram não foram aceites e alguns dos novos que foram nomeados também não. Ficou um impasse!
Não se trata de saber quem tem ou não razão mas espera-se que a questão seja rapidamente e pacificamente solucionada.
E é isto!
Diz que o resto não interessa, a menina quer é abanar as ancas no próximo ano, seja qual for a mordomia.
Beijos,
A Pantomineira Cor de Rosa

sábado, 5 de novembro de 2011

Planta-betadine

Planta-betadine ou "erva das andorinhas"
A Quelidónia-maior é uma espécie botânica da família das papoilas, originária da Europa e Norte de África, popularmente conhecida como "erva das andorinhas" em virtude do seu nome designar precisamente a palavra andorinha, devendo tal designação ao facto de começar a florescer na Primavera e manter-se em flôr até ao Outono, coincidindo pois com a migração das andorinhas.


A Quelidónia-maior produz uma seiva amarelada da qual se produz a betadine pelo que, esta planta tem propriedades cicatrizantes. Porém, as suas propriedades farmacológicas na cura de doenças de pele, fígado e visícula já eram conhecidas entre os gregos. É frequente aparecerem em locais adubados e húmidos, por vezes sobre os muros.


Esta nasceu à minha porta. Quando chegar bêbedo a casa convém cair em cima dela.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Curtas da semana

. Uma gaja vesga tem maior apetência para causar violência doméstica. Está com o namorado mas está de olho no amigo;
. Homem procura brasa que lhe aqueça os pés;
. Grécia bloqueou a Alemanha e a França. Agora só amigos chegados é que podem comentar no mural da Grécia;
. Grécia deve ir jogar para a Liga Orangina;
. O nosso Governo também devia referendar os nossos subsídios de férias e de Natal;
. A razão do movimento dos indignados esbarra nas rastas dos tipos.
. Vou comer metade de uma pastilha, ninguém sabe o dia de amanhã.


O Samarra, no twitter

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Marmelada

A nossa região tem o melhor marmelo da Europa e a sua produção pode ser rentável.
Aqui está um bom exemplo.


Convém deixar sempre algumas unidades na árvore para a época da apanha da azeitona.
Cozidos com a geada são um mimo!
Na imagem marmelo com sabor a chocolate.

E estas

Serão estas então as milagrosas bagas?
Eu costumo usar mais aguardente ou hirudoid 500.
Sim, estas aparentam ser mais activas...
Em vez de sabonete líquido tentar então estas.

Azeites

Não pretendo amedrontar ninguém, mas este ano a época da apanha da azeitona parece que vai ser antecipada.
Não passa deste mês. O Governo assim o quis.


Esta é azeitona prá água.

Bolinhas vermelhas

Estas bagazinhas encarnadas são um bom remédio para quem sofre de dores lombares ou para curar piroses crónicas.
Esfregar meia dúzia delas no espinhaço ou para o efeito ser mais célere, friccionar na língua e/ou no escroto.
Não aconselhável a indivíduos demasiado emotivos.