quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Caim, Caim

“A Bíblia é um manual de maus costumes”.
Nunca vi ninguém assanhado por ter lido a Bíblia mas já vi muita gente desvairada só por ter imaginado ter lido um parágrafo de um livro de Saramago.
Futrique-se o homem que é esquisito!
Tanto rancor por um ser que, segundo ele, não existe!
Caim assassinou Abel! E daí! Qual a admiração! Naquele tempo não havia muita escolha… ou se sacrificava um bezerro ou, neste caso, um irmão. O que é que acham que dá menos trabalho?
Não gosto daquela cara de velhaco astuto nem daquelas orelhas sobressaídas…

Achei este comentário, de Manuel António Pina, Jornal de Noticias, soberbo:
“"Saramago dizendo 'Deus não é de fiar: é vingativo, é má pessoa' lembra-me as animadas conversas das empregadas domésticas nos autocarros a caminho do trabalho, revoltadas com a Ivone do 'Caminho das Índias' e prontas para, dando com a actriz Letícia Sabatella na rua, tirarem desforço nela".

34 comentários:

  1. olha que o homem tem a sua razão. tenta ler alguns textos da biblia, são de uma violência macabra. devido a esse código de leitura o médio oriente (principalmente) continua na máxima do olho por olho e dente por dente! tudo começa no gênisis,...antigo testamento,...novo testamento,cada elite escolheu e alterou/plagiou para seu proveito. e só passados umas largas centenas de anos veio então mais um upgrade deste código monoteísta, o alcorão. só que este tem antivírus danados, é preciso tê-los no sítio para criticar esta obra alheia! mas a miséria humana está bem retratada nestes textos milenares. eu cá prefiro a meditação, não confundir com medicação! o budismo é uma onda bem melhor, ou para quem goste a cannabis sativa. ou será índica?!

    coisas boas...

    ResponderEliminar
  2. Cônsul: eu sei que o gajo até tem certa razão (não mais do que certa...) mas irrita ver o gajo falar. Confesso que talvez seja birra minha. Provavelmente pelo facto de estar a viver em Espanha e pelo aspecto físico do fulano.
    Confesso que nunca tive coragem de ler um livro de Saramago. Tenho medo! No fundo não vou com a cara dele. O gajo só vem a Portugal lançar livros ou receber medalhas e quando cá vem lança sempre umas farpas. Além do mais o que está a tentar fazer é uma óptima campanha de marketing para o seu livro e, pelos vistos, também para a Bíblia(aqui está um bom presente para o Natal).
    Cannabis!! Quem?!
    É uma óptima ideia essa de um espaço de critica no blogue. No fundo é o que todos querem. Criticas. Criticar! Vou falar com o técnico entendido, como quem diz SP, quando acordar, para vermos qual a melhor forma de enquadrar-mos essa área aqui no sitio.
    Au Revoir Simone! Não estou a ver que projecto é. Á noite já vejo.
    Entretanto tenta passar pelo novo álbum dos Arctic Monkeys.
    Saudações.
    P.S.-É às 20.00h o jogo... Onde anda o governo!?

    ResponderEliminar
  3. Além do mais toda a gente sabe que Caim não podia bater bem da tola. Ser filho de Adão e Eva é constrangedor e até mesmo insalubre. Eva traiu Adão com uma serpente! Constituiu o pecado. Ensinou as mulheres a pecar. Adão durou mais de 800 anos! Imagine-se a confusão que seria aquele paraíso... Familia de loucos!

    ResponderEliminar
  4. Insalubre? deves andar a ler o manual de sinónimos segundo Dias da Cunha

    ResponderEliminar
  5. detesto gajos anónimos! são como os peidos. não fui eu!

    ResponderEliminar
  6. O camarada Bigode trouxe-nos um bom tema para o samarra dissertar: A atracção do homem pelo bigode (ou busto, é como queiras) feminino na região beirã... Samarra, tu, como um entendido e entusiasta nesta matéria, fico à aguardar a tua visão deste tema...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo, vê lá se progrides um pouco!
    Estás muito estável rapaz!
    Essa maquilhagem não te favorece. Tas pálido!

    ResponderEliminar
  8. Manel, eu também não fui carvalho! foi o Pi.

    ResponderEliminar
  9. Não gosto, Não gosto mesmo deste gajo, acho o tipo um politiqueiro de meia tigela com um ar de superioridade e arrogancia, que julga ele, lhe confere um prémio Nobel. Talvez tenha razão. Mas para agravar a isto só consegui ler 10 páginas do "Ensaio sobre a cegueira" o que até não era grave se não tivesse dado 20 e tal euros pelo livro, talvez não tenha a substancia que é necessária para ler os produtos de um escritor de tão elevada complexidade, mas prometo que vou voltar a tentar até porque talvez já esteja mais preparado, ou não:).
    No entanto não posso deixar de constatar a tremenda falta de nível que este tipo tem ao dirigir se indirectamente a 1000 milhões de católicos, pelo menos aparentemente, explico:
    Saramago é impertinente, mas reflectindo bem,a bíblia é um livro que tem que ser repensado, perdão, tem que ser reinterpretado, pois é verdade que á luz da nossa cultura actual estes textos possuem das maiores barbaridades que podemos imaginar, não é altura de repensar este Deus? só alguém de parcos conhecimentos acredita que Deus está sentado no céu a ver tudo o que se passa, até a Opus Dei já não acredita nisso, eu acredito que Deus é um conjunto de valores pelo qual o homem deve guiar a sua vida em prol da sua felicidade, da construção do bem comum, da evolução positiva da humanidade e da consagração póstuma através do seu contributo para a humanidade ou para a comunidade em que está inserido.
    Este é o Deus que uma estrutura como a igreja deve defender e não uma ideologia caduca que hoje ninguém compreende, a religião deve primar pelo Homem e não de uma mitologia que todos duvidam, infelizmente este tipo de actuação continua a favorecer alguns que vivem ainda á custa da ignorância de alguns e que por isso correm o risco de criar uma crise de valores no futuro da humanidade a qual fará com que eles próprios se desgracem.
    È preciso evoluir em todos os campos, nas empresas á departamentos dedicados exclusivamente a antecipar o futuro, a religião não é excepção, por isto e por ter lançado um debate nem que tenha sido pelas piores razões os meus parabéns ao Saramago, comuna indigesto e escritor intragável que no entanto se tornou um génio.

    Caros amigos vale a pena falar sobre isto pois a religião não é imutável e os que pensam assim andam por aí a rebentar nas ruas.

    Nada nem ninguém, nem mesmo Hitler matou tanta gente como o facto de ter fé em algo intangível, relembro as Cruzadas, a inquisição, a evangelização dos novos povos, Os velhos Mouros,isto sem falar nas pequenas guerras com as bandeiras de várias religiões.

    Eu sou um católico particular que não acredita nos senhores da igreja e que partiu de uma religião incutida para uma uma religião evolucionista que penso ser o futuro de grande parte da Humanidade.

    Já chega...

    ResponderEliminar
  10. Só para saberes:

    5-0,5-0,5-0,5-0,5-0,5-0,5-0,5-0,5-0.

    a sequência de Fibonacci, não foste tu que pretendias sequências????

    Ora toma...

    hehhehhehehehhehehehhehehehehehehehehehehehhehehehehhehehehehehhehehe

    ResponderEliminar
  11. Sr. Empreiteiro......

    Não gosto muito de escrever sobre religião, pois embora seja vivida e celebrada em comunidade ela é tb muito pessoal e digna do meu maior respeito.

    já vi muito comentário neste blog, e por muito respeito que tenho pelo seu, contém alguns aspectos que me chocaram e que convém não consegui deixar passar em claro, mesmo com o respeito que todo e qualquer comentário me merece.

    1º "Bíblia tem de ser repensada", a bíblia meu caro não é um livro, mas um conjunto de escritos de épocas e autores diferentes que foram compilados, de forma a explicar a relação de um povo com o seu Deus. Com certeza que quereria dizer, que devemos preocuparmo-nos em saber interpretar estes textos sagrados, pois são textos que requerem uma hermenêutica rigorosa que nos ajude a melhor compreender os mesmos. O problema, nasce quando alguns loucos, como este escritor, que ou por má fé ou por idiotice levam estes textos à letra, ainda por cima distorcidos por milhares de anos de distância.

    2º "Repensar Deus", mas quê, fazer um a nossa medida? Não, Deus deu-se e revelou-se aos homens, e apresentou lhe um projecto e um sentido para a vida. È um projecto exigente,mas de amor incondicional. Portanto ou se aceita o desafio dentro das limitações que temos ou então procuramos outra religião que sirva o nosso umbigo. Para os crentes Deus existe e é um exemplo a seguir, para os outros à que saber respeitar e procurar sentido para a vida noutras coisas.

    Outra coisa ainda meu caro, nunca confunda Deus com a Igreja, são coisas bem distintas, até pq a Igreja é humana e como tal limitada, que ao longo da história já cometeu erros dos quais ainda recentemente um grande homem(João Paulo II) pediu desculpa.

    3º "Ideologia", esta foi a pior. Então o sr. confunde ideologia com religião, faça favor.

    Em suma, este senhor no alto da sua arrogante cátedra, decide escrever sobre algo que desconhece, e que segundo ele não existe. Escreve de uma forma fútil, não digna de um nobel, que não necessitaria de atacar a Igreja para obter publicidade gratuita de forma a vender os seus livros.

    De facto, de Espanha, nem bom vento nem bom casamento.....Gostaria de o ver ter a mesma coragem a escrever sobre a religião muculmana, será que algum dia vai ter essa coragem...não acredito.

    um abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Gostei de começar a manhã logo com estes comentátios longos. Apetece-me ir já outra vez para a cama. Mas são muito válidos. Duas visões diferentes, ou não. Quanto à Biblia, trata-se de um livro. Um manuscrito escrito por homens. Histórias, narrações, sitações, sonhos, lendas, etc... Livro. De facto, nós católicos, temos que deixar de ter vergonha de defender a nossa religião. Não morrer por ela mas não ter vergonha dela. Refiro-me às nossas crenças e não às pessoas que a representam. O meu Deus sabe do que estou a falar. Bom dia a todos.

    ResponderEliminar
  13. Discutir religião,é como discutir futebol...Nunca ninguém muda de ideia e bate-se por ela. Mais importante que a religião, são os valores, a religião católica apesar de todos aqueles rituais...consegue passar valores importantes. O texto de Empreiteiro só falha numa coisa...O Ensaio sobre a Cegueira foi dos melhores livros que li, li-o em 3 dias e vivi aquilo com intensidade.Está muito bom digno de um prémio Nobel!
    Parabéns pelo debate.

    ResponderEliminar
  14. não li o Ensaio sobre a cegueira mas vi o filme. deixei-me dormir 7 vezes até ver o final do filme. Precisei de 3 semanas para ver o triste final. Sem interesse. Vejam "Os Infiltrados", não é um filme recente mas foi o ultimo filme que vi. Grande filme. Grandes actores.

    ResponderEliminar
  15. Empreiteiro: Por mim o benfica até pode dar 10. Agora há que ter um pouco mais de consideração para com os seus sócios e adeptos.
    Não é fácil, para a grande maioria dos benfiquistas, contar os golos. Mais de 2 e já têm que usar a calculadora .

    ResponderEliminar
  16. gosto mais desta foto Empreiteiro. Atina-te!

    ResponderEliminar
  17. Satélites norte-americanos poderão ajudar a encontrar o Mantorras

    ResponderEliminar
  18. Meu caro Mantorras,
    Não tenho por hábito comentar comentários, mas porque o considero alguém com um profundo conhecimento teológico e com uma fé inabalável que lhe ofusca percepção das minhas palavras, considero:

    1º Meu caro até o maior leigo na matéria sabe que a Bíblia é uma compilação de livros dividido em dois testamentos com não sei quantos evangelhos, esta compilação foi feita pelo imperador romano Constantino, que na sua "corte" escolheu o que bem quis para constituir este LIVRO que chega hoje até nós como a Bíblia. É importante dizer isto que para que se saiba que não foi o tal Deus que está sentado em uma cadeira e que tudo vê que escreveu os livros pessoalmente, a não ser que o meu amigo acredite mesmo que na altura Deus encarnou nos tais profetas e foi ditando a matéria, porque se assim foi, o que aconteceu aos outros livros que ele ditou e não aparecem na Bíblia??? O meu caro amigo saberá com toda a certeza dos factos históricos que provam a existência do mesmo género de literatura ignorada durante séculos, só porque não encaixava bem no contexto!!!

    2º Então o meu amigo que defende tanto a ideia da interpretação metafórica e em meu entender muito bem, não percebe que quando falo em repensar Deus, falo no conceito de Deus, a não ser mais uma vez que o meu caro se esteja a referir ao Deus sentado na cadeira que tudo vê.

    3ºConfundir ideologia com religião, sim. O que é uma ideologia senão uma forte convicção acerca de qualquer temática???O que é a religião senão uma convicção cega acerca do intangível???
    Meu caro fé tenho no Benfica e maior parte das vezes desilude me. ( A não ser agora com o JJ)

    Meu caro facilmente reparo que é um religioso convicto e com uma longa formação eclesial e por isso respeito a sua convicção e condenei a FORMA como Saramago se dirigiu á comunidade católica, no entanto para o amigo dar a sua opinião não necessitava de me tentar passar por parvo, bastava transmitir a sua opinião sincera que com certeza seria respeitada.

    Termino dizendo caro Mantorras que teria muito mais para dizer mas não aqui..

    ResponderEliminar
  19. Meu caro empreiteiro.....

    Não foi de certeza minha intenção fazer passa-lo por parvo.
    Procuro respeitar sempre as opiniões dos outros, mesmo que diferentes das minhas, agora há certos conceitos que se o sr um dia quiser terei todo gosto e no bom sentido discuti-los consigo....

    abraço

    ResponderEliminar
  20. Caríssimo Mantorras,

    Prezo o seu cavalheirismo e estou sempre á disposição para discutir ideias, particularmente quando são diferentes das minhas.
    Julgo que ambos sabemos a quem pertencem as nossas personagens, assim, não vão faltar oportunidades para que possamos aprofundar este e outros temas que surjam em uma amena cavaqueira.

    Respeitosamente,
    ...

    ResponderEliminar
  21. Meu caro,

    não faço a minima ideia de que possas ser...

    ResponderEliminar
  22. Caro,
    Compreendo, por vezes julgo mal as pessoas.
    Mas ainda bem que eu sei onde te encontrar, próxima segunda feira lá estou eu a torcer por ti.

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Muito interessante a conversa entre cegos através de personagens sobre um tema aborrecido.

    É como ver o sporting a jogar à bola...

    ResponderEliminar
  24. Concordo queimadito, com aparte do sporting.

    Já agora, espero que ardas no inferno.
    hehehe

    ResponderEliminar
  25. Que julgamento insípido. Que mal haverá em incendiar um manual do qual se duvida o proveniência. Poderás usar a personagem/máscara no halloween.

    ResponderEliminar
  26. satélites americanos e jesuitas manel... lol
    acho que ainda estou bebado. cama.

    ResponderEliminar
  27. Sim, vou usar, caro aglomerado vegetal com milhões de anos.

    Tu deves ir de almôndega ou de homem invisível.

    ResponderEliminar
  28. Que profundo "insípido". ès muito á frente.

    ResponderEliminar
  29. F...-.. lá a merda.

    Quero saber do meu cão, tenho andado à pergunta dele... e nada.

    Como se não chegasse o cão andar desaparecido; roubaram-me as canas enquanto dormia agarradinho ao naifas do fundo do povo.

    Bem bem

    andar chofeur....

    ResponderEliminar
  30. ó noah comeza a tomare a medicacao, já na posso ouvir falere do cabrao do cao!

    ResponderEliminar
  31. mata o cão pá! é uma obra de caridade.

    ResponderEliminar