sábado, 21 de novembro de 2009

Massive Attack

Massive Attack
Mezzanine

Os Massive Attack são oriundos da cidade de Bristol e formaram-se em 1987. Constituídos inicialmente por Andrew “Mushroom” Vowles, Grant “Daddy G” Marshall com a colaboração de 3D (Robert del Naja), editaram o seu primeiro single intitulado “Daydreaming” no ano de 1990.

Em 1991 lançam o seu primeiro álbum “Blue Lines”. Com a colaboração de Horace Andy, entre outros, este disco é considerado actualmente um dos melhores discos de sempre, não dos Massive Attack mas de toda a história da música. Uma verdadeira obra-prima interpretada coma colaboração de Shara Nelson e Horace Andy. Um álbum tenso e denso como só os Massive Attack e Tricky conseguem fazer.
Durante a guerra no Iraque o grupo altera o seu nome para Massive o que se revelou um verdadeiro desastre em termos comerciais, tendo voltado ao nome original com o final da guerra (que afinal ainda continua).

Em 1994 editam o álbum “Protection” ainda com Tricky que posteriormente abandona o grupo grupo para se dedicar a uma carreira a solo. Ainda dentro do estilo de Blue Lines, Protection conta com a colaboração de Tracey Thorn, Tricky, Nicolette e Craig Armstrong's no piano. Um disco mais melancólico do que o anterior do qual se destacam os temas Protection e Karmacoma. Um disco de grande qualidade.
Com a saída de Tricky a música dos Massive Attack torna-se menos densa, menos sombria e as diferenças estão bem patentes no álbum “Mezzanine” editado em 1998.

Mantendo a colaboração de Horace Andy, em Mezzanine participam ainda Elizabeth Fraser dos Cocteau Twins e Sara Jay. Em parte graças aos singles “Teardrop” e “Inertia Creeps”, torna-se um disco de culto. Após a digressão efectuada pela Europa e pelos EUA, Vowles abandona o grupo tendo Del Naja e Marshal continuado como duo. Colaboram com David Bowie e os Dandy Wharhols mas Marshal abandona o grupo para se dedicar à família.

Em Fevereiro de 2003, após 5 anos de pausa é lançado “100Th Window”, quarto álbum de originais. Com produção de Neil Davidge, que já havia participado em Mezzanine, Robert del Naja e o único dos fundadores do grupo durante as gravações de 100th Window. Conta ainda com a participação de Sinéad O’Connor, Elizabeth Frazer e o já habitual Horace Andy, cada vez mais importante nos temas do grupo.

São os temas destes quatro álbuns que compõem a colectânea lançada recentemente que conta ainda com o original Live With Me. Interpretado pelo veterano músico de Chicago Terry Callier de 61 anos, Live With Me é um daqueles temas inconfundíveis pois assim que ouvimos os primeiros acordes conseguimos logo identificar o som inconfundível dos Massive Attack que ao longo de 19 anos nos têm brindado com autênticas obras-primas.

»Álbum: Mezzanine
»Lançado em: 2006







»Lista de faixas:
01-Angel
02-Risingson
03-Teardrop
04-Inertia Creeps
05-Exchange
06-Dissolved Girl
07-Man Next Door
08-Black Milk
09-Mezzanine
10-Group Four
11-(Exchange)

»Videoclip: Teardrop

8 comentários:

  1. I say hello to all te samarras! drug store.

    ResponderEliminar
  2. beta band .ççç dry rain

    ResponderEliminar
  3. Boas... massive attack não conheço muito bem, deste álbum apenas teardrop que é mesmo uma grande malha...

    Se quiserem descarregar o álbum é só carregarem na capa do mesmo(via torrent), já com o chemical brothers também acontece o mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Agora é que avisas! Não consegui encontrar o album para descarregar dos c. brothers e agora diz-me que podemos fazer aqui!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. N apróxima põe um album mais recente. Proponho arctic monkeys e o album Humbug. Os dois anteriores dos arctic são fenomenais mas este é mais recente.
    Este album dos Massive é muito bom.

    ResponderEliminar
  6. Samarra, para equilibrar as escolhas sugiro antes para esta semana:
    Nick Drake, Pink moon.
    para a prómixa escolhe as you wish!!!

    ResponderEliminar