A confraria está a germinar a sua essência com o apoio louvável de muito boa gente da nossa aldeia. Desde já a nossa gratidão para todas elas.
A assembleia foi o ponto de partida para sensibilizar e envolver o maior número de pessoas pela causa patrimonial da nossa terra.
O debate não foi muito participativo, alguns assuntos não foram expostos na discussão como alguns desejariam. Todavia, conseguiu-se observar e analisar, a existência de várias sensibilidades em torno da forma de obter proveito das reais potencialidades da Ermida.
A existência de diversas ideias é benéfico para qualquer acção. Porém, para que uma ideia triunfe, é necessário existir um consenso maioritário à sua volta.
Foi essa ideia que procurámos nesse debate. Surgiram tópicos interessantes e algumas boas sugestões. A intervenção do Dr. José Raposo, relacionada com o financiamento de um qualquer projecto para a Ermida ter sucesso, obedece sempre a apoios financeiros significativos de organismos públicos, tendo ele já tido alguns contactos em relação a este assunto com Secretários de Estado na possível ajuda financeira através destes organismos.
É sem dúvida uma mais valia ter pessoas com esta capacidade de diálogo nos poderes de decisão. Faz toda a diferença! Esperamos contar com a sua convicção e ânimo para nos ajudar a obter tais fundos.
Outras intervenções sugeriram a necessidade de criar parcerias e contactos com organizações regionais, com o intuito de trocar experiências e saberes nesta matéria. Fica essa boa sugestão.
Outros não puderam estar presentes, contudo, enviaram a sua mensagem de apoio para o futuro desta iniciativa. A vontade destas pessoas dá-nos firmeza para continuar.
Todos nós desejamos sem restrições a recuperação da Ermida, bem como o resto do património da aldeia.
Na prática sentimos que existe um "bloqueio" quando se pretende conjugar forças para o mesmo fim. É aqui que a Confraria quer fazer a ponte. O apoio é significativo e abrangente.
Não faz qualquer sentido perder o potencial humano e a sua boa vontade.
Todos têm espaço nesta associação das gentes de Santa Eufémia.
Estamos a trabalhar continuamente.
Até breve.