Tendeiro de Vale do Seixo mostra como se trabalha a verga.
Fundo do povo, Santa Eufémia, a meio caminho do Br. dos Caçapões.
Sendo ainda familiar dos sapos, com a Rã ninguém se mete, pelo menos os ciganos.
"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."
A Mina da Senhora das Fontes, próxima de Santa Eufémia, Concelho de Pinhel, foi uma importante exploração de urânio provida com instalações de moagem e de tratamento químico do minério no local. A extracção foi feita por lavra subterrânea e os poços de acesso à Mina estão actualmente selados. Os resíduos sólidos resultantes do tratamento do minério estão acumulados à superfície, na zona das antigas instalações de apoio à mina. A análise de materiais recolhidos nas escombreiras da mina indica a existência de escombros mineiros com baixo teor de urânio parcialmente misturados com resíduos da extracção, apresentando os radionuclidos descendentes do 238U com ligeiro sobre-equilíbrio radioactivo em relação ao progenitor, e a existência de resíduos da extracção química de urânio com concentrações de 230Th, 226Ra e de 210Po e 210Pb cerca de 10 vezes mais elevadas que o urânio (Tabela III.1).
Não há drenagem superficial e visível de águas da mina, mas o curso de água próximo, a Ribeira de Santa Eufémia, drena as encostas da zona da mina para a povoação com o mesmo nome e recebe as escorrências superficiais dos escombros mineiros.
A meia encosta, a Ribeira de Sta Eufémia passa ao lado da nascente conhecida por Fonte do Concelho, situada a cota mais elevada que a aldeia, e cuja água é utilizada para consumo humano pela população da aldeia de Sta Eufémia. A água da Fonte do Concelho tem radioactividade muito baixa, 10,7 mBq/L de 238U, mas a água da ribeira, com concentração de238U cerca de 30 vêzes mais elevada, é usada para a irrigação de várias hortas na mesma povoação (Tabela III.2). Os produtos das hortas regadas com água da ribeira, em especial as alfaces, apresentam concentrações de 226Ra mais elevadas que as hortas regadas com água de furos, atingindo 379 mBq/kg (peso fresco) (Tabela III.4).
As concentrações medidas na fase solúvel das águas de furos, poços e fontes são, geralmente, baixas (Tabela III.2), indicando reduzida contaminação radioactiva dos recursos hídricos na zona, exceptuando a ribeira. Aquelas águas podem ser usadas para os animais e até para consumo humano, se os outros parâmetros de qualidade para além da radioactividade, estiverem também em conformidade com a Lei da água.
Os escombros da antiga mina têm concentrações muito elevadas, por vezes superiores a 1Bq/g, o que de acordo com as normas internacionais requer que seja tida em conta a sua radioactividade e considerados como resíduo radioactivo (IAEA, 1996).