sexta-feira, 20 de maio de 2011

Erva de São Roberto

Erva de São Roberto (Geraniun Robertianun)
Família das: Geraniáceas
Sabor: amargo Cheiro; intenso acre
Componentes: tanino, diurético, óleo essencial, resina, substância amarga, vitamina c ,
Propriedades: Adstringente, antiespasmódico, hemostático, vulnerário, tónico
Indicações: Anginas, cálculo urinário, boca, cancro, diabetes, inflamação, nefrite, dermatite, úlcera, hemorragia, olhos, hemorróides, rouquidão, seio, gastrites, rins, aftas e infecções nos olhos.

Existem várias variedades da erva de São-de-Roberto. Cresce no meu quintal, em qualquer sítio, mas com mais frequência aparece com elegância, nos vasos de outras plantas e em sítios cultivados e vistosos, por isso a considero uma erva elegante e vaidosa, porém, não deve ser considerada uma infestante, porque tem beleza, e as suas folhas verdes triangulares, nesta altura do ano tem alguma aparência com a salsa e com os gerânios, até porque pertencem ao género botânico dos gerânios.

Começam a aparecer nestes lados em Fevereiro, nesta altura encontram-se viçosas e daqui algum tempo começam a florir intensamente, com as suas cinco pétalas de cor de tom rosa arroxeado, em Maio/Agosto, as plantas estão no seu auge, e amadurecidas, as folhas começam a perder cor, ficam numa mistura de um vermelho torrado, e o caule fica avermelhado, não resistem à floração, expelindo um cheiro intenso e acre com sabor amargo, nesta altura a planta deve ser colhida e pendurada em molhos em local coberto sombreado e bem arejado, para que possamos beber uns bons tragos de chá no Inverno.Esta planta é indicada para várias enfermidades, aconselha-se fazer gargarejos para aliviar a dor de garganta, rouquidão, ou sangramento nas gengivas.
Os chás indicam-se para úlceras no intestino e no estômago.Promove uma camada protectora nas paredes do intestino, e nas suas membranas mucosas, contraindo os capilares e reduzindo a perda de fluidos.Compressas: pode ser aplicada para extrair furúnculos, ou qualquer impureza da pele, também se pode colocar sobre a vista quando inflamada.

1 comentário:

  1. uma das secções que me desperta a atençao,acredito nos chás de medicina tradicional,há uma erva muito parecida ao sao roberto,e normalmente elas crescem juntas,nao comfundir

    ResponderEliminar