segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Viagens a partir da nossa terra

Mesmo aqui ao lado, a 20 minutos de Santa Eufêmia, no sentido oposto ao da Dominga-Chã, assentam um conjunto de aldeias típicas e dignas de serem visitadas com tempo e atenção.
Rota: Vieiro - Aldeia - Azêvo - Madalena - Gabriel - Juizo - Cidadelhe

Duração: Duas horas e pico, sendo que dois picos de uma hora é para restabelecer forças num café do centro de uma das aldeias.

Vegetação: Na viagem de ida prevalecem as cores verde e castanho, na volta poderão surgir outras cores, dependendo do tempo passado no café.

É uma paisagem muito parecida com a do Alentejo mas com borbulhas.

Onde ficar: Se não tiver amigos na zona, existem sobreiros com portes majestosos e elegantes e um pasto rasteiro cómodo e fofinho.

Custos: 15€ , 3 px (tremoços incluídos) A grade fica mais barata.

















A paredes-meias com os concelhos da Mêda e de Figueira de C. Rodrigo, esta zona trespassada pelo Rio Côa e onde se avistam já paisagens do Douro, mantém ainda alguns traços originais de outrora. Gente simples e afável e um património cultural invejável, fazem deste pequeno pedaço do nosso concelho um local agradável para visitar.

Nota: Os cães de Madalena são extremamente elegantes e entrar com carros a motor no Vieiro pode causar ansiedade e depressão grave nos seus habitantes.

2 comentários:

  1. pelos vistos também existem figuras ruprestes em Cidadelhe. Vale a pena visitar este canto do concelho de Pinhel

    ResponderEliminar
  2. madalena, aldeia, juizo e gabriel, são as 3 povoações que pertencem ao Azevo, certo? Aldeia não foi comprada por alguém? Cidadelhe tem um manto bordado a ouro que é guardado todos os anos em casa de um anónimo, acho que é assim. Saramago passou por lá.

    ResponderEliminar