terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uns têm outros não



                                                                                      Henri Cartier Bresson



Chama-se Humberto Coelho. É padre. Responsável por 16 paróquias no concelho de Carrazeda de Ansiães. Com 30 anos e ar juvenil consegue, sobretudo, a empatia dos mais novos. E por isso se orgulha de contar com 41 acólitos - é o que tem mais em toda a diocese de Bragança - 16 dos quais na aldeia da Fontelonga, onde vive.
O padre Humberto não faz milagres, mas reconhece que trabalhar num meio pequeno é mais compensador. A todos os níveis. Em afecto e em reconhecimento, sobretudo. No que dá e no que recebe. "Quando alguém faz anos mando-lhe sempre um postal. Se alguém adoece, visito-o. Percorro a aldeia todas as manhãs", revela. O povo agradece. Da forma que sabe e pode por exemplo, pagando a côngrua de forma espontânea. Raramente alguém se furta à obrigação. Poucos padres poderão dizer o mesmo.
Enquanto os mais velhos lhe reconhecem a dedicação, nos mais novos encontra o maior desafio torná-los católicos praticantes. O número de acólitos é uma evidência. "Não há receita especial. Talvez a forma como estou e falo com eles. Entendemo-nos". Humberto Coelho tirou-lhes da cabeça a ideia feita e enraizada de que "a missa é uma seca". E substituiu-a, com aparente sucesso, por uma convicção: "a Igreja precisa de vós para marcar a diferença."

"trabalhar em comunhão, partilhar ideias e projectos", para que o ditado popular "Padre da aldeia que cante e que leia", não assente como uma luva na maior parte dos párocos.



Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.
— Liev Tolstói

33 comentários:

  1. O nosso padreca só faz visitas guiadas quando é para pedir esmola. Enfia-se em casa do rolhas depois das missas para jantar, as estes juntam-se as outras víboras. É nesse antro de maldade que lhe fazem as lavagens cerebrais!

    ResponderEliminar
  2. Desde quando é que um licenciado em teologia tem formação para administrar imóveis?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a resposta deles é DEIXA ESTAR
      DEIXA CAIR
      DEIXA ESQUECER
      DEIXA PERDER

      Eliminar
  3. OU ADMINISTRAR COMUNIDADES?!

    ResponderEliminar
  4. ou administrar condomínios?

    ResponderEliminar
  5. a melhor missa a que já assisti foi em Reguengos de Monsaraz naquela igreja majestosa e linda. O padre do melhor que já vi. Passava na altura como turista e e fui atraído pelo som de uma bateria e de uma viola. Entrei e assisti à melhor missa da minha vida. O padre ía ao encontro dos paroquianos e cantava com eles, dançava e a alegria que emanava era contagiante. lindo! Já tinha uma certa idade, 60 talvez, aqui como em tudo a idade não conta mas sim o bem interior e a cultura de cada um.

    ResponderEliminar
  6. Consul, é por isso que és uma peça fundamental em todo o xadrez!
    Este texto demonstra a humildade e capacidade de empatia que um padre deve ter! Noção das suas obrigações enquanto conselheiro e protetor das pessoas que lhe são confiadas, a capacidade de ser um elemento conciliador e de impulsionar o meio que o envolve.
    Infelizmente contrasta com padres arrogantes e longe de ter como prioridade as pessoas! Ser Padre, mais de que gerir uma carreira é gerir uma vida ao serviço do povo, indo ter com as pessoas procurar os seus problemas e ajuda los. Ser Padre, não é pensar que se está em pedestal abençoado pelos deuses que não existem e ditar leis que ninguém respeita! Ser Padre é ter uma busca constante pelo AMOR do próximo e isso não se consegue por sms ou por email!!!
    Gostava de ter um Padre como o referido no texto, um Padre com coragem, um Padre com principios, um Padre com valores,um Padre que se preocupa se de facto! Um Padre destes seria importante, pois todos lhe dariam o seu respeito, outro tipo qualquer não passa de paisan, que não merece mais do que ignorar a sua presença!

    ResponderEliminar
  7. é por isso que não passo um unico dia sem aqui vir. É assim mesmo malta, há que defender os nossos valores, os nossos principios, a nossa vontade.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  8. "beatos" de aldeia a modelar o padre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a ti modelava-te o lombo! amén.

      Eliminar
    2. Um padre que toma decisões a favor da discórdia deve ser modelado, e levar com uma vara de marmeleiro no costelaço, as palmadas que concerteza levou no seminário foram manifestamente poucas.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. porque ninguém quer modelar ou moldar pessoas.
      simplesmente, alertar para os factos sobejamente conhecidos. mas cada um é livre de empranhar por onde quiser. o marmeleiro é adequado.

      Eliminar
    2. saudades de marmelada

      Eliminar
  10. Segundo um rapazinho da Casa dos Segredos "Deus que é Deus veio à terra e não agradou a todos". Ora bem, duas perguntas. 1 - Em que do zona do globo é que Deus foi avistado? 2 - Que Bíblia é que este rapaz andou a ler?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esse rapaz está certo, caso contrario o homem não tinha sido crucificado!

      Eliminar
  11. Samarra estou aqui a notar no Globo que não temos visitas do Oriente!!!
    Que se passa? estando nós a preparar uma excursão e m conjunto com a comissão fabriqueta a 3 jardins de infância na Tailândia devíamos já ter alguém que nos conhecesse para nos receber condignamente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah! Aí tambem eu ía... Sempre gostei da Tailandia e da sua gente...

      Eliminar
  12. A linguagem de alguns pode ferir a susceptibilidade
    de algumas pessoas. quando pus o artigo, não foi de maneira alguma com o fim de atingir a fé e a crença de muito boa gente. peço um pouco de elevação nas opiniões mesmo que divergentes. é uma matéria muito sensível que merece o respeito de todos nós!
    Embora alguns utilizem o dogma e a ortodoxia como engrenagem de bloqueio. Nunca me esqueço da parte revolucionária que está na génese da doutrina de Cristo. Pontapés nos vendedores do templo!

    Bem Hajam.

    ResponderEliminar
  13. Eu só falo dos homens em questão e esses são todos uns tristes!

    ResponderEliminar
  14. Marcos 11, 15 sgs: "chegaram a Jerusalém,e entrando no templo(átrio ou zona exterior do templo) começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos vendedores de pombas, e não permitia que se transportasse qualquer objecto através do templo. E ensinava-os, dizendo: não está escrito: -" a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos?" Mas vós fizestes dela um covil dela ladrões." (- não consta que Jesus agredisse a pontapés).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com uma pinça e luvas cirúrgicas. a imagem da passividade é muito útil à demagogia.
      Há quem lhe chame providência divina, para isso temos o Vitor Gaspar que é o encarregado dos senhores do templo.

      Mais que isto
      É Jesus Cristo,
      Que não sabia nada de finanças
      Nem consta que tivesse biblioteca...

      Fernando Pessoa

      Eliminar
    2. Eu gostava mais do Isaías porque tinha rebuçados.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo do meio-dia, já que tem uma Bíblia por perto, porque não segue dois evangelhos à frente e abre em João 2:13-22, que diz o seguinte:

      "Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
      - Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!"

      Com um chicote pode fazer-se muita coisa. Não me parece que Jesus estivesse a açoitar alguém, mas demonstrou bem a sua autoridade como filho de Deus ao assistir àquele triste espectáculo. Não me parece que tenha virado mesas do IKEA, pelo que até poderá ter mesmo utilizado os pés para algo, porque não?

      A cerne da questão aqui é que as raras boas atitudes por parte de alguns paroquianos são de louvar! E foi isso mesmo que este post fez.

      Mas também lhe digo que se fosse hoje, não faltariam a Jesus mesas para virar e gentinha para afungentar do Seu templo. Aquilo que se passava há dois mil anos, continuou a passar-se, e passa-se hoje, mas de uma forma muito pior.

      "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." - 1 Coríntios 10:12

      Eliminar
  15. podia viver sem internet? sim, mas nao era a mesma coisa,foi realmente o que aconteçeu,perdi uma acesa discussão devido a uma lagarta que se meteu no sistema que me pendurou por 3 dias,mas gostei do que li,estamos vivos muita critica saudavel,muitos conhecimentos biblicos,gostei daquela do isaías capitulo:x vesiculo:y,que havia rebuçados...era sim senhor...abraços

    (soldier)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma vez quando era piqueno entrou-me uma lagarta das dos pinheiros para a orelha, fiquei duas semanas sem saber quem era, foi este episodio e aquele da fonisca que me entrou para o olho que fizeram de mim quem hoje sou.
      Quem é o Isaías?

      Eliminar
    2. o izaias,era o taberneiro do tempo do gaitas,e do zé paleiro,do tempo dos tostoes, rebuçados e amendoins

      Eliminar
    3. pois era, ainda me lembo, embora só tenha nascido depois...

      Eliminar