
Associado ao Simbolismo, Klimt foi protagonista do movimento da Secessão de Viena, que tinha como fundamento a quebra da tradição académica nas artes. Os artistas faziam protestos contra as normas tradicionais e étnicas, mas, só depois de muito tumulto, em 1897, que a Secessão (também chamada de “Revolta Edipiana”) se formou na Cooperativa dos Artistas das Artes Decorativas da Áustria, tendo Klimt como seu primeiro presidente.
Tudo o que surge de novo quebra conceitos, choca, assusta, inquieta. Klimt foi considerado um artista obsceno, o seu trabalho pornográfico, e ainda o acusaram de perverter os jovens vienenses. Eram essas críticas que o brilhante pintor recebia da sociedade - caduca - do Império Austro-Húngaro.
A obra de Gustav Klimt é marcada pela imagem da mulher fatal, forte e introspectiva, surgindo despida numa atitude sem pudor. Mas ele não retratou apenas o universo feminino, existem inúmeras telas com paisagens, teatros, florestas.
Numa primeira fase tem carácter histórico-realista e é marcada pela dualidade de Viena, realidade e ilusão, o que influenciou as suas alegorias A Escultura (1986,) e A Tragédia (1987). A segunda é marcada pelo Simbolismo secessionista e pela caracterização da mulher sensual. Obras: Dame mit Cape (1897/98); Nuda Veritas (1899); Judith I (1901); Judith II (1909); e Peixes Dourados, (1901/02).
Tudo o que surge de novo quebra conceitos, choca, assusta, inquieta. Klimt foi considerado um artista obsceno, o seu trabalho pornográfico, e ainda o acusaram de perverter os jovens vienenses. Eram essas críticas que o brilhante pintor recebia da sociedade - caduca - do Império Austro-Húngaro.
A obra de Gustav Klimt é marcada pela imagem da mulher fatal, forte e introspectiva, surgindo despida numa atitude sem pudor. Mas ele não retratou apenas o universo feminino, existem inúmeras telas com paisagens, teatros, florestas.
Numa primeira fase tem carácter histórico-realista e é marcada pela dualidade de Viena, realidade e ilusão, o que influenciou as suas alegorias A Escultura (1986,) e A Tragédia (1987). A segunda é marcada pelo Simbolismo secessionista e pela caracterização da mulher sensual. Obras: Dame mit Cape (1897/98); Nuda Veritas (1899); Judith I (1901); Judith II (1909); e Peixes Dourados, (1901/02).
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