terça-feira, 30 de novembro de 2010
Varejar
Modo campestre de conter a bucha e uma faca Verdugal numa só mão, enquanto a outra serve para estabilizar o copo de vinho e para limpar os beiços (expurgar com as costas da mão em movimentos horizontais).
Por falar em varejar, há ainda aqueles que apuram a habilidade com a vara no espinhaço de um(a) desventurado(a).
Isto é Mau!
Manto branco
Em outras zonas da Beira o cenário foi este:
Guarda, 29 de Novembro
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Receita
Ingredientes / preparos
- água aquecida à lareira numa lata, presa por uma corrente à chaminé
- chaminé e lata da cor da noite
- aparos de batatas
- restos de fruta, de preferência as apanhadas do chão
- restos de comida
- verdura qb
- uma mão cheia de farelo, não confundir com farinha de engorda, só para dar aquele gostinho
- outros restos
- uma pia de pedra para dar aquele ar rústico
Próximos Tempos
2011-Odisseia no Espaço
por João Medeiros
Certamente já reparou que o mundo anda estranho. Mesmo estranho.
A incerteza é grande, em relação a quase tudo que representa segurança material na sociedade: emprego, dinheiro, bancos.
E o que fazer agora, quando o emprego é cada vez mais precário, o dinheiro é um valor a mudar de sentido, e os próprios bancos se mostram frágeis, como castelos de cartas a serem desfeitos pelo sopro do vento?
Já imaginou o que é viver numa sociedade sem "empregos" convencionais, sem "Bancos" de moeda concreta, em que ter "dinheiro" já não significa ser "rico"? Se não imaginou, prepare-se porque este cenário é já muito real…
Como cidadão, para mim é um privilégio viver este momento histórico. Afinal de contas, não estaremos nós há demasiado tempo em profunda contradição de valores? A cavar um fosso à nossa volta com as pás do ego, quando deveríamos ser mais solidários e verdadeiramente… HUMANOS?
Nos últimos anos, quantas vezes você disse "Obrigado" a quem o ajudou, "Bom dia" a quem o cumprimentou, "Bem-haja" a quem o ensinou, "Aqui estou" a quem precisou de si?
Como astrólogo, muitas vezes já me perguntaram o que achava do ano 2012, das mudanças na Terra, das profecias fim do mundo… Para mim, a mudança em curso é tão simples como esta: cada pessoa conseguir dizer ao outro, em verdadeira consciência, palavras como "Bom dia", "Obrigado", "Aqui estou".
Experimente entoar para você mesmo estes mantras : " Bom dia", "Obrigado", "Aqui estou"… Tão simples, não é? E, no entanto, tão difícil de dizer a todas as pessoas que nos rodeiam, que amamos ou vemos diariamente…
Em linguagem "esotérica" chama-se a este despertar de consciência - a abertura do chakra Cardíaco: saber amar o outro, entender o outro como a mim mesmo. E para isso, obviamente, terei que me amar e conhecer. Respeitar-me… e, em simultâneo, respeitar o outro. É este pequeno passo para cada homem que, em marcha conjunta, se poderá tornar o grande passo da humanidade.
Em termos astrológicos, podemos interpretar 2009-2011 como uma viragem histórica, sem precedentes, que durante os próximos 10 anos se manifestará como fim do materialismo. Ou tecnicamente falando, o despertar da consciência espiritual de Neptuno e o fim das grandes conjunções Júpiter-Saturno no Elemento Terra.
Durante os últimos 800 anos, os planetas que governam a sociedade, Júpiter e Saturno, semearam os princípios de evolução colectiva em cada um dos 4 Elementos, formando conjunções em: Ar; Água; Fogo; e Terra (esta última, entre 1842 e 2020).
E o que representa a Terra? O "emprego" (Virgem), o "dinheiro" (Touro), e os "bancos" (Capricórnio). Precisamente, os valores cuja sustentabilidade mais está em causa actualmente. Digamos que desde 1842, a humanidade desenvolveu-se em torno destes três pilares fundamentais – mas chegou agora a hora de começar a mudar de paradigma.
Chegamos oficialmente em 2010-2011 à metade minguante de um ciclo de Touro, com duração de 20 anos, por sua vez, o último ciclo de Terra dos próximos 600 anos.
Não se admire, por conseguinte, que até 2020 a sociedade dê uma grande cambalhota e total revisão de valores e escolhas. Em particular, no que respeita à ligação à Natureza (alimentação), acumulação de riqueza (fortunas), e segurança material (poupanças) – tudo isto associado ao signo Touro – o signo dos valores pessoais.
É, então, altura de perguntar "o que é realmente importante para mim?", "o que é que de significativo construí até agora?", "para que quero tudo isto que edifiquei?", "o que me dá verdadeiramente a Paz interior?"… É tempo de questionar-se e agir em conformidade. Uma oposição astrológica é sempre uma altura de decisão e escolha. E estamos a vivê-la, AGORA.
Nas últimas centenas de anos, o mundo explodiu em produtividade, em construção de casas, em quantidade de fábricas, em melhorias na saúde, em proliferação de lojas, marcas, bens de consumo… Tudo isso foi fantástico. Mas tempos que saber quando já é demais…
Já viu, por exemplo, quantos pares de sapatos tem? Quanta roupa tem guardada no armário e que nunca usa? A quantidade de comida que desperdiça? E já reparou que provavelmente não precisa de ter tanto, ou de trabalhar tanto ou de gastar dinheiro em caprichos caros quando poderia estar a salvar uma criança em África com apenas… 10 Euros?
É este o género de perguntas que nos devemos colocar nos próximos 10 anos. Afinal de contas, trata-se de uma mudança de fundo… temos que agradecer ao Elemento Terra, e despedirmo-nos com muito carinho, por todo o conforto material que conseguimos alcançar… à custa da própria …Terra. É tempo de preparar a mudança com consciência, humor e equilíbrio.
À grande transição de Elemento que vivemos e, consequentemente, de paradigma social chamavam os antigos a Trigonalis – porque a cada Elemento correspondem três signos.
E então pergunta você, qual o novo paradigma de civilização que irá nascer? Aquele que for baseado no Elemento Ar: "cooperação" (Balança), "comunicação" (Gémeos) e "comunidade" (Aquário).
Se conceitos como internet, google, facebook, redes sociais, tecnologia digital, iphone, teleconferências, ONG, contribuição social, voluntariado, associações, comunidades virtuais, não são estranhos para si, é porque já entrou dentro do espírito deste novo rumo civilizacional.
Aquele em que a evolução tecnológica permitirá a distribuição de riqueza intelectual, a educação moderna e uma participação maior a nível global.
A fase do "Ter" está a terminar. Aproxima-se a fase do "Aprender, Dialogar e Partilhar". Está preparado? Para ser um verdadeiro AMIGO? A Era de Aquário que se inicia em breve passa por isso mesmo: conseguir ser Amigo, ser Livre, ser Fraterno…
Não é por acaso que o planeta Neptuno, foi oficialmente descoberto em 1846 neste signo, na mesma altura em que nasceram os ideais comunistas. Não é coincidência também que este astro, regente da espiritualidade e solidariedade, só em 2009-2010 completou o seu primeiro ciclo zodiacal, desde que foi reconhecido.
Quer isto dizer que só agora a humanidade atingiu a consciência de Neptuno. Só agora, com a ruína evidente de um sistema egoísta, se revela a necessidade de verdadeira união e amor crístico entre as pessoas e povos. Porque vamos todos - pessoas e países - precisar de ajuda e, obviamente, perceber na pele porque temos que nos ajudar uns aos outros…
E isto tudo nos espera 2011, uma verdadeira Odisseia no Espaço, particularmente nos meses de Março e Abril, com Neptuno a entrar em Peixes, e Júpiter a completar definitivamente a oposição a Saturno. Será a certeza das novas condições sociais e materiais que, idealmente, impulsionarão uma grande vaga de inovação e criatividade mundiais…
Até Maio, como influência geral e comum a todos, prevalecerão os impulsos de ruptura com normas e afirmação da individualidade (muitos planetas em Carneiro). Será um clima geral de impaciência, vontade de mudar e começar algo completamente novo, com autonomia, seja no trabalho, na vida ou nos compromissos.
A partir daí e até Dezembro, uma vez que Saturno e Júpiter estarão em signos de Vénus, será importante aproveitar o lado bom de todas estas mudanças, apreciar o lado simples da vida, amar e agradecer…
Por isso mesmo, importa dizer:
BOM DIA, ser humano maravilhoso
OBRIGADO, por teres lido este texto até ao fim
AQUI ESTOU, se precisares de mim
Um abraço,
João Medeiros
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Industria
a mim parece-me mais um talho, ou um restaurante da Bairrada.
se conhecerem algum espaço com melhor aspecto para este tipo de "obra", façam o favor de nos indicar.
Cartaz
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Sulfeto de hidrogénio
Incrédulo, o leitor interrogar-se-á: mas então, dar peidos também é uma arte? Se a pergunta o atormentar, irá encontrar a resposta neste pequeno ensaio teórico-físico do séc. XVIII.
Clássico da literatura cómica, escatológica e pseudocientífica,
A Arte de Dar Peidos confirma-nos que o peido é uma necessidade da natureza, uma condição de boa saúde, que pode e deve ser assumida como uma fonte de prazer.
E até de arte, pois dar peidos não custa, custa é saber dá-los.
Allium sativum - Alho
O alho era conhecido entre os gregos antigos por " rosa de mau cheiro" e pertencente ao mesmo grupo botânico da cebola, da cebolinha, e do alho-porro.
A lista de doenças para as quais o alho te sido receitado e´ bastante extensa. As doenças tratadas vão desde acne, asma, e artrite até bronquite, distúrbios intestinais, dores de dente, picadas de insetos, parasitas, problemas digestivos, problemas de rins, reumatismo, pressão arterial elevada, coqueluche, tuberculose e verrugas, entre outras.
Sabe-se que o alho contém vitaminas B1, B2,C e a provitamina A, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e ingredientes controladores do colesterol. Entre os efeitos benéficos que se atribuem ao alho, contam-se: capacidade para destruir bactérias nocivas( patogénicas) nos intestinos, sem qualquer efeito sobre os organismos benéficos que auxiliam a digestão; capacidade de decomposição do colesterol, a substância gorda que se acumula nas artérias e pode provocar doenças do coração; eficácia contra bactérias que podem não ser afectadas por antibióticos, capacidade de melhorar a resistência à infecções virais; eficácia como preventivo contra muitas doenças , especialmente as chamadas doenças de inverno, tais como resfriados e gripe e males dos brônquios.
Julga-se que o alho tem a propriedade de baixar a pressão arterial. Um especialista da Universidade de Genebra declarou que o alho provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo assim, a pressão no interior deles.
O inconveniente do alho é o hálito que ele deixa após o uso e também o odor que transpira, por isso o seu uso é pouco popular.
Recuamos no tempo para lembrar que já as civilizações egípcias, romana ou chinesa utilizavam o alho, de forma terapêutica, para combater uma larga variedade de doenças.
Alho – quanto mais velho…
O alho cru, ao ser mastigado, liberta um composto oxidante chamado alicina. O que significa que um consumo de grandes quantidades de alho pode conduzir a uma oxidação das células, revelando-se prejudicial para o organismo. O mesmo não acontece com o alho envelhecido, que, para além de não possuir odor nem cheiro, passa por um processo que lhe fornece compostos com propriedades antioxidantes para a saúde.
Alho faz bater o coração
Para além de diminuir o nível de triglicéridos, de homocisteína (composto que, quando em excesso no sangue, contribui para o desenvolvimento da doença cardíaca) e do mau colesterol, os investigadores da Universidade de Califórnia, Los Angeles, revelaram que o extracto de alho envelhecido impede a acumulação de placa nas artérias coronárias – um "sinal" de aterosclerose. Esta doença cardiovascular surge quando a gordura se começa a acumular na parede das artérias, dando lugar a placas de ateroma compostas essencialmente por colesterol. Quanto maior for o nível de LDL (mau colesterol), maior será o risco de aterosclerose e de ataque de coração.
Num outro estudo apresentado, mostrou-se uma inibição da agregação plaquetária pelo extracto de alho envelhecido através da sua influência nos níveis de cálcio.
Estimativas da Agência Internacional para a Pesquisa de Cancro (IARC) apontam para mais de 10 milhões de novos casos de cancro a nível mundial (5,3 milhões entre homens e 4,7 entre mulheres).
Os resultados dos estudos que relacionam alho e cancro são, por isso, considerados de extrema importância, na medida em que podem significar mais esperança de vida.
Para além de poder prevenir complicações da diabetes, diminuição das capacidades mentais, e possuir efeito terapêutico em situações de anemia, o potencial antioxidante do alho, mais precisamente dos seus compostos sulfurados, foi também revelado no combate e prevenção de células cancerígenas.
"Extracto de alho envelhecido reduz a invasão e propagação das células cancerígenas do cólon, bem como a proliferação e formação das células endoteliais. Ao inibir a antigiogénese, demonstra um efeito preventivo no crescimento do cancro", apontaram investigadores da Universidade de Osaka.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Isto não me afecta?
Existe uma coisa que é necessário e fundamental questionar. Que entidade ou organismo, público ou privado nos garante a segurança da Radioactividade? onde está situado o centro de informações?
Mineração de Urânio precisa ser proibida
A mina da nossa aldeia foi classificada de elevado grau de perigosidade!
...Iniciar ou completar de forma mais pormenorizada a caracterização ambiental de outras áreas mineiras, classificadas como de elevado grau de perigosidade, e que ainda não haviam sido devidamente contempladas nos estudos anteriormente efectuados pela concessionária, bem como desenvolver os respectivos Planos Directores, destacando-se, neste caso, as minas do Castelejo e da Senhora das Fontes;...
dados da EDM.
Fica o link em pdf para que todos fiquem informados sobre as obras a decorrer. Convém contudo, verificar as referências e alertas em relação ao transporte, fauna e flora e sítios de valor patrimonial. coisas que não interessam absolutamente nada a ninguém, pois é um fenómeno que não se vê nem se sente, é uma expressão abstracta para os negligentes e distraídos, mas que traz a derradeira consequência. façam favor de ler!
http://www.povt.qren.pt/tempfiles/20090708185505moptc.pdf
Não se espante, por conseguinte, o leitor de que um qualquer idiota possa, ao mesmo tempo, ser feliz. É, até, assaz corrente. Há idiotas que se consideram inteligentíssimos, o que é uma forma muito comum de idiotia, e extraem dessa certeza alguma felicidade, aquela maneira de felicidade que consiste em uma pessoa se julgar muito superior às que a rodeiam.
O leitor gostaria de ser ministro ou secretário de Estado? Pois fique sabendo que há quem goste, embora - será justo dizê-lo - também há quem o seja a contra-gosto, por dever partidário ou patriótico.
Os idiotas, de modo geral, não fazem um mal por aí além, mas, se detêm poder e chegam a ser felizes em demasia podem tornar-se perigosos. É que um idiota, ainda por cima feliz, ainda por cima como poder, é, quase sempre, um perigo.
Oremos.
Oremos para que o idiota só muito raramente se sinta feliz. Também, coitado, há-de ter, volta e meia, que sentir-se qualquer coisa.
Alexandre O'Neill, in "Uma Coisa em Forma de Assim"
Chocante...
Quem viu e ouviu o programa da RTP só pode estar indignado com todo este estado de podridão que grassa neste país! Que justiça, que impunidade é esta? A vida desta criança, deste jovem agora com 25 anos foi destroçada, ele que nem família tem! Viram como o jovem sofreu ao narrar o episódio da fralda e a necessidade de ser operado!
E eles cá fora!
Fumeiro
Cães guardadores de fumeiro
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Só porque me apetece
Good News
Apoio social: Associação Sócio-Terapêutica de Almeida vence Prémio Manuel António da Mota
Porto, 21 nov (Lusa) - A ASTA - Associação Sócio-Terapêutica de Almeida venceu hoje o Prémio Manuel António da Mota, no valor de 50 mil euros, por se ter destacado no último ano no combate à exclusão social.
O prémio, atribuído pelo Grupo Mota Engil em homenagem ao seu fundador e pela TSF, contou com dez finalistas de vários pontos do país entre os quais, para além da vencedora, se contam a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados, Cáritas Diocesana, Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e Cooperativa para a Educação e Reabilitação das Crianças Inadaptadas.
A lista inclui ainda a Dianova Portugal, a Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade e as santas casas da Misericórdia de Arganil e da Trofa.
Resultados
Sócios presentes: 33
Lista A (única): 32 votos
Nulos: 1 voto
Reeleição por mais um triénio.
(à mesma hora, na sala ao lado)
Sueca
Chiquilim/Miotor VS Black/Zé Gaitas: 1 vasa – 6 vasas
Vodka VS Tinto: 7-9
Super VS Sagres: Empate técnico
Calçada de granito húmida de Inverno
domingo, 21 de novembro de 2010
Crise e Depressão...
O Ministério da Saúde calcula que cerca de 20% da população portuguesa é afectada, de uma maneira ou de outra por este tipo de doença (depressão). A situação tende agora a agravar-se. Verifica-se já um aumento do consumo de anti-depressivos e estabilizadores de humor. As pessoas deparam-se cada vez mais com conflitos pessoais e problemas que atormentam o seu dia-a-dia. A expectativa de poder-se perder o emprego e a consequente impossibilidade de pagar as suas despesas torna-se um drama angustiante!
Dizem-me que o recurso a psicólogos está a aumentar, mas, paradoxalmente, houve-se que as famílias estão já a cortar em despesas “menos essenciais” e este tipo de consultas ou parte das suas sessões também está a ser afectado, como ouço de colegas meus! Então há que reflectir calmamente e, se estiver com alguns dos sintomas como, modificação do apetite, perturbações de sono, perda de energia e cansaço, falta de confiança e auto-estima, sentimentos de culpa, falta de concentração, apatia, tristeza, irritabilidade, manifestações de dores de estômago (não habituais) por exemplo, deve ficar alerta e se puder consultar um especialista ou médico de família é a sua prioridade número um.
Estamos com medo do futuro, mas isso não implica que baixemos os braços e nos assustemos ou entramos em pânico descontrolado. A evolução da sociedade portuguesa evoluiu nos últimos 35 anos de um estado de quase nenhumas regalias para regalias nunca antes pensadas. Como foi possível chegar-se a este ponto é um assunto para outra discussão, mas num país que não produz o suficiente para aquilo que gasta só podia chegar aonde chegou! E quando olhamos para as televisões continuamos a ver as mesmas caras, as mesmas notícias sobre corrupção, os mesmos gestores das nossas vidas de há anos a esta parte. Verdade?
Construiu-se uma sociedade em que a educação das crianças se fez acompanhar com violência traduzida em jogos e filmes de Tv. Empurramos esses mesmos jovens para a escola com a carapaça de deuses invioláveis e plenos de direitos que não toleram deveres! Enfrentá-los é um desafio terrível para quem tem esse papel! Criou-se a ilusão de uma juventude ávida de sensações, de gritos e revolta, da curtição do som, do sabor, do prazer, do cheiro, da desresponsabilização, do “vivre pour vivre”. Os pais perderam algum do controlo, a ansiedade e preocupações destes aumentou. O número de divórcios cresceu significativamente em resultado das crises sociais e pessoais, o amor desses filhos passou a ser mitigado, deixando de haver a estabilidade emocional necessária, a mesma que também se irá repercutir para noutras situações como o trabalho e a produtividade.
As empresas roubam cada vez mais tempo às famílias, fazendo interiorizar a ideia nos seus contratados de que é necessário permanecer muito tempo na Empresa como forma de proporcionar e mostrar empenho e maior produtividade. Que importa chegar tarde a casa? Que importa não dar tempo aos filhos? O emprego é fundamental e deve estar primeiro! Pois é! Stress, cansaço, depressão, desarmonia conjugal, educação imperfeita dos filhos é o resultado consequente.
E perante este cenário ainda nos acenam com mais medidas de austeridade, mais pedidos de sacrifícios, quando outros continuam alegremente, com a conivência da Justiça a assobiar para o lado…falando em números e mais números, milhões e mais milhões, esquecendo-se de nós…pessoas!
Resta-nos, face à angústia começar a encontrar a melhor estratégia para se enfrentar a crise, estabelecer prioridades, verificar a melhor maneira de alterar os hábitos e encontrar a auto-estima indispensável, estabelecendo programas alternativos de inovação e criatividade!
Ser cada um, um bom gestor de si mesmo, com um bom controlo da sua vida!
A propósito de austeridade... veja e ouça!...
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Ela
Esta foto não é totalmente explícita mas de lado o gajo tem mamilos bastante salientes! Quando lhe tirei esta foto, sábado passado, não o associei ao cachorro que antes tinha fotografado aqui para o Blog. Conhecia aquela fronha de algum lado, mas não sabia de onde?!
Afinal, ele é uma ela!
Tem focinho e aquele andar arcado de cão, mas é uma cadela!
Agora percebo aqueles convívios íntimos com o meu cão! Eu que cheguei a temer o pior…
Trigo de quartos
Aqui na zona também era costume comprar pão espanhol, prática esta que nunca compreendi pois o nosso pão era/é mil vezes melhor que o castelhano.
E uma bifana num pão de quartos? Xiii!
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Expressões pop
Hortas comunitárias
Esta está situada entre a Rua do Outeiro e a Rua do Forno. Era um local inquinado e mal aproveitado que hoje alberga sementeiras de alfaces, nabiças, liamba, cenouras, etc.
Bem visto.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Bracejo
O Bracejo não sendo uma erva muito difusa na nossa zona é ainda fácil de encontrar em certas encostas junto à aldeia.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Hoje há teatro....
Sinal claro, que ali mesmo se fazia Teatro.
Com efeito, graças á dedicação de alguns genuínos eufemenses, (porque aqui nasceram e cresceram), este local, foi "palco" de diversas actividades artísticas, que deliciavam todos nós.
Que saudades ai ai!......
Aqui se fizeram bailaricos, comédias, dramas....
...e agora, como podem constatar, está há largos anos em exibição, uma autêntica Tragédia, que por não ser grega, a todos nós diz respeito.
Dá pena. Muita pena.
E será que não há solução para isto? Vamos acreditar que sim.
Recuperar é preciso!
Apela-se a quem de direito.
Santa Eufêmia merece este local recuperado.
Celestino Rodrigues
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Chouriças
Só a título de curiosidade este menino quase não tem gordura e durante a matança caiu do banco com a faca ainda enfiada no cachaço. Percalços habituais. Tá tudo bem.
Este ano já há novamente tripas naturais em abundância, oriundas da Índia.
Finalmente largaram de vez a ideia das tripas sintéticas.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Ponte do Massueime
O complicado troço da Ponte do Massueime que separa os dois concelhos está a ser alvo de obras de restauro.
Mais cedo e tinham-se evitado alguns acidentes como aquele que envolveu um burro, uma carroça e o nosso perfilhado Francisco Lindo.
Agora é que é! 7,2%!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Expressões pop
Oh alma de seiscentos!
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Palheiro
Recordo-me que no antigamente contavam muitas estórias relacionadas com os palheiros: “… dizem que aconteceu atrás de um palheiro…”.
Um palheiro dava sempre azo a muita especulação.
Brincava-se em redor dos palheiros e em cima deles, para irritação dos donos, o pior eram as praganas. Eram tão quentinhos. Há relatos de desafios de auto-satisfação em volta de palheiros.
A sua edificação estava a cargo apenas dos mais hábeis.
Agora parece que é mais fácil encontrar uma agulha que um palheiro.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Asseio
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Dia dos Santos
"Fui a Pinhel ver os cavalos, os Mercedes e os Ferraris dos Baraças e aproveitei para snifar balsamos de entremeada e frango assado. À vinda, ao passar pela curva da chouriça, encontrei o Ti Manel Seguto de bicicleta à rédea. O Nuno e o Joaquim Grego também lá andavam de capacete na mão. Ainda tive tempo de comprar uma dúzia de peúgas e um guarda-chuva por apenas 2€.
Mas quem é? Mas quem é, o pai da criança? (...), ouvia-se!"
Lambitão
Sexo: Masculino
Declaração de amizade
- Claro que sou, tens dúvidas?
- Se fosses uma gaja, em caso de carência libidinosa, tipo coisa e tal comigo?
- Pois claro! Se eu fosse gaja aviava-vos aos 4 de uma vez.
Pelos amigos, tudo.
Extra virgem
O presidente de uma organização de produtores agrícolas transmontanos alertou hoje que o produto rotulado apenas de “azeite” contém só 20 por cento deste produto, sendo o restante constituído por outros óleos alimentares.
Quem queira comprar apenas azeite genuíno deve optar pelas embalagens que anunciem conter um produto “virgem”, recomendou o presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro(AOTAD) durante um semanário subordinado ao tema “Novos Caminhos para o Olival e Azeite”, que decorreu na localidade de Santulhão (Vimioso).
“Em Portugal, a palavra azeite está conotada com toda a fileira de produção. Quando se vê no rótulo [apenas] a palavra azeite, estamos a adquirir um produto de baixa qualidade, cuja composição é de 80 por cento de óleo vegetais e apenas 20 por cento de azeite virgem”, adiantou o dirigente da AOTAD.
As embalagens de azeite puro, acrescentou, têm a referência “virgem” ou “extra virgem”.
Em Espanha, exemplificou, aquilo que cá é designado apenas azeite, lá é chamado óleo de azeitona, para fazer a distinção.
A designação usada em Portugal é “enganosa” e prejudica os consumidores, que “compram gato por lebre”, considerou António Branco.
O produtor realçou que o azeite virgem “é o sumo da azeitona” extraído por métodos mecânicos, enquanto o óleo resulta do aproveitamento do bagaço (pele e caroços) da azeitona.
Para acabar com a situação, deveria alterar-se a legislação, defendeu.
Na região de influência da AOTAD, que engloba concelhos trasmontanos e durienses, “num ano regular são produzidos cerca 90 milhões de quilos de azeitona”, que originam 16 milhões de litros de azeite virgem e cinco milhões de litros de extra virgem.