GNR distribui panfletos e dá esclarecimentos
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a mover mais uma acção com vista a alertar contra os burlões, denominada "Cuidado com as burlas".
Ao mesmo tempo que distribui panfletos sobre as técnicas dos burlões e como agir, os agentes fazem contacto personalizado e reúnem com as populações mais idosas dado serem os que, mais facilmente, são "enrolados" pelos burlões.
Como actuam os burlões
O modo de actuação destes indivíduos é simples e eficaz. Geralmente são pessoas bem vestidas (fato e gravata) com voz calma e afável e com uma conversa muito convincente e cativante, que leva as vítimas a fazer aquilo que não querem. Uns afirmam ser da Segurança Social e pretendem ajudar os idosos a trocar o dinheiro, uma vez que as notas perderam a validade ou vão sair de circulação. Outros dizem que são funcionários do banco e que estão ali para substituir o cartão Multibanco velho por um novo. Após terem o cartão na sua posse, pedem o respectivo código e fogem. Existem também os que se apresentam como familiares e, justificando a sua aproximação com a entrega de encomendas, solicitam dinheiro em troca. Também é frequente os burlões informarem a vítima que ganharam um chorudo prémio ou que possuem poderes curativos e de bruxaria que afastam todo e qualquer mal das vítimas. Também são célebres os denominados "contos do vigário" com a ajuda de um ou mais cúmplices que armam enredos, alguns bem imaginativos, para "sacar" dinheiro às vítimas.
Como evitar ser burlado/roubado
Também a GNR que recomenda: as portas e janelas da casa devem estar fechadas, correntes de segurança nas portas e não deixar entrar em casa desconhecidos; verifique os cartões dos funcionários que queiram entrar em sua casa; evite que percebam que está sozinho; não forneça informações suas ou dos vizinhos; procure cultivar boas relações de vizinhança; transporte consigo apenas o dinheiro necessário; tenha à mão os telefones das autoridades policiais, familiares e amigos e contacte-os sempre que tiver duvidas. Não hesite em gritar se for caso disso, não fique nervoso e atente nos sinais particulares dos indivíduos para futura informação às autoridades.
fonte: Pinhel Falcão
like
ResponderEliminarSP.- Estes avisos são sempre oportunos. Ontem ligou-me uma fulana "Andreia Pinto"? dizendo que era da PT a convidar-me a fazer o registo na refâ que me deu e em troca ser-me-ia enviadao um vale postal de 200€ dado que tinha sido premiado pela fidelidade e antiguidade à rede PT. o nº da refâ era 607930020(como vêem nº de chamada de valor acrscentado). A chamada foi feita do Nº 220178979. Como não liguei logo passada uma hora voltou a ligar, mas aqui livrou-se de ouvir o que não quereria,(se é que me ouviria),pois não fui eu a atender o telefone Estas mensagens tb. são veiculadas através de mensagens gravadas que nos convidadam a teclar os números que vão indicando CUIDADO COM AS VIGARICES, porque não acontecem só aos outros.
ResponderEliminar