Toda a informação sobre o processo de agregação de freguesias no concelho de Pinhel.
Parecer da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, concelho de Pinhel:
Ver documento completo aqui: Parecer da UTRAT
Pronúncia da Assembleia Municipal Pinhel: Documento pdf
Fonte: cm-pinhel
isto é assim? como é q um gajo destes tem acesso a documentos tao confidenciais? tb o meteste ao bolso ou isso é so para quem autoriza movimentos de terra?
ResponderEliminarHAHAHAHA documentos confidenciais.
EliminarSe abrires os olhos também vais dizer que já vês!!
Vai mas é para o blogue do outro tónho, lá sempre aprendes qual o melhor calmante do mundo.
Aquele que se intitula como o espaço da junta dever ter esta infornação também.
És um boneco.
Messi
está na internet, é publico, coiso...
ResponderEliminare deixem-se de coisas...
ResponderEliminarAconselho todos os Samarras a ler o documento completo elaborado (que é publico) e tendo como dado adquirido que a nova freguesia agregará Santa Eufemia, Povoa del Rei e Soeval, repare-se nas actas respectivas:
ResponderEliminarSanta Eufemia - disponivel para se agregar com qualquer freguesia (parece-me correcta a atitude:transmite sentido de independência, equidistância, e liderança).
Sorval - não quer agregar-se com ninguem mas já que tem que ser, com Pala, nâo (sentido de inferioridade); com Santa Eufêmia, poucos adeptos pois é difícil o protagonismo; com Póvoa del Rei, sim, pois está garantida a dominância. De notar as várias referências de que o Sorval reune todas as condições para ser sede da nova freguesia!!!!
Póvoa del Rei - embora as propostas apresentadas coloquem a hipotese de agregação com o Sorval ou Santa Eufemia, a deliberação manifesta abertamente a vontade de agregar-se com Santa Eufemia e não com o Sorval.
Nestas entrelinhas adivinho que será fácil a convivência com a Póvoa mas adivinho querelas com o Sorval.
As Juntas de Freguesia servem as populações: Santa Eufemia e Póvoa contam com mais de 220 habitantes e o Sorval com pouco mais que 80.
Para rflectir.
Democratas mas não parvos!
Não adianta agora lamentarmo-nos sobre o facto de o Sorval ficar junto com a nossa freguesia. Pessoalmente, preferia que tivéssemos ficado sozinhos, tal como decidiu ficar Ervedosa, por exemplo. Ainda não li o documento todo, Anónimo, mas imagino que para o Sorval, não deve ter sido fácil ter escolhido juntar-se a nós, mas eles tinham que o fazer, juntando-se a nós ou a outra freguesia. Nós poderíamos ter recusado. Pergunto-me, se fosse o Sorval a freguesia agregadora, eles aceitavam-nos?! Também tenho a mesma ideia que já aqui foi deixada por muitos, seria melhor termos ficado sozinhos – vale mais sozinhos, que mal acompanhados. Desculpem-me, mas não podemos fingir que a rivalidade entre Samarras e Carrapatos nunca existiu ou que já não existe, pelo menos para eles (já nem falo do caso da Ermida). É um facto ainda bem presente, não esquecer que a nossa escola primária fechou por falta de alunos porque a freguesia do Sorval escolheu enviar os seus para Pala em vez de terem escolhido a nossa freguesia, que ainda por cima ficava geograficamente mais próxima. Não quero com isto dizer que esta aglomeração vai resultar em conflito, mas no mínimo vai ser uma incógnita.
EliminarSeja como for, desejo que tudo corra pelo melhor.
A população samarra sabe bem receber os seus convidados em casa. Desde que não partam nenhum prato ou sujem a carpete…
...essa pequena traição de o Sorval ter optado por enviar os seus alunos para Pala e não para Santa Eufemia, terá certamente, direito a factura no futuro.
ResponderEliminarUma coisa é certa, a sede da nova freguesia, para mim, nunca será um ponto a discutir. Está, naturalmente, decida: Santa Eufemia.
No doc elaborado pela Assembleia Municipal o texto é claro: "Santa Eufemia AGREGA Povoa DeL Rei e Sorval"
As freguesias são para as pessoas:
Santa Eufemia - 171 habitantes
Sorval - 80
Povoa dEl Rei- 53
Os jogos de forças seguem as mesmas regras nos grandes e nos pequenos impérios.
A junta é que sabe. Têm feito um bom trabalho. O povo tem de comer e calar. Ponto final. Sempre foi assim e sempre será.
ResponderEliminarRealmente a Santa Eufémia e seus habitantes, continuam a alimentar um ódio de tempos idos. Para quê continuar? Por um acaso querem retomar as brigas? Não acham que não há mais nada para fazer e para se preocuparem? Enxerguem-se, tenham juízo! Já que temos que nos juntar, juntemo-mos e rememos na mesma direcção. Quem ficar à frente da freguesia, independentemente se ser da Santa Eufêmia, Sorval ou Póvoa, tem que ser totalmente imparcial e lutar pelos interesses das três de igual modo. Mas infelizmente, e pelo que li, se o presidente for da Sta. Eufêmia, não vai ser imparcial, acho mesmo que vai fazer tudo para que o Sorval saia prejudicado e se assim for, será muito triste e uma autêntica vergonha.
ResponderEliminarvai pastar musgos!
EliminarA colonização começou, agora ninguém nos vai parar! Duas carrapatas já foram adoptadas para a nossa aldeia. A partir de agora tudo vai ser diferente.
ResponderEliminarColonização??? Onde é que já vamos. Vocês vivem mesmo atormentados. Isso é o quê? Inveja?
EliminarPela expressão fria do “…já foram adoptadas”, até me admiro que essas senhoras tenham sido bem aceites, ou será que não foram e é tudo fogo-de-vista? A verdade é que também já houve casamentos entre senhoras da Sta. Eufémia e homens do Sorval. E permitiram???? Pois, quem pensa assim não é ninguém, para permitir seja o que for, não é? Quem sabe se não é um dos protagonistas? Lá diz o velho ditado: “Pela boca morre o peixe”…
Mas ainda bem que as pessoas se dão todas bem e são amigas.
Lamento imenso que em pleno séc. XXI, ainda haja pessoas com um pensamento tão retrógrado e mesquinho e que tenham tanta dor de… cotovelo.
Como diz o outro, o Amor e o Ódio são faces da mesma moeda: depois dos nossos exércitos acamparem definitivamente para lá da Santa Bárbara, quem sabe, nascerá um grande AMOR!
ResponderEliminarEm vez de pedras..."são rosas, Senhor, são rosas!".