Em Portugal é conhecido por quartilho, taráxaco ou amor-dos-homens - as crianças conhecem a planta pela designação o-teu-pai-é-careca?, em resultado de um jogo infantil que supostamente mostraria se o pai de outra criança, a quem se faz a pergunta, seria careca ou não, depois de soprar os frutos desta planta que, ao serem levados pelo vento, deixam uma base semelhante a uma cabeça careca.
Consta que nos Estados Unidos colhiam-se as flores que infestavam o campo para a elaboração do licor de dente-de-leão. Os indígenas deste país chamavam-no de "pegadas-de-homem-branco", pois, onde chegava o homem branco, chegava o "dandelion", como é chamado em inglês.
Planta da família das compostas (como a serralha e muitas outras), tem inflorescências amarelo-brilhantes ou mesmo brancas. Tem um alto potencial biótico devido à facilidade com que suas sementes se disseminam: com a forma de pequenos pára-quedas, são facilmente levadas pelo vento
Informação e DescriçãoConsta que nos Estados Unidos colhiam-se as flores que infestavam o campo para a elaboração do licor de dente-de-leão. Os indígenas deste país chamavam-no de "pegadas-de-homem-branco", pois, onde chegava o homem branco, chegava o "dandelion", como é chamado em inglês.
Planta da família das compostas (como a serralha e muitas outras), tem inflorescências amarelo-brilhantes ou mesmo brancas. Tem um alto potencial biótico devido à facilidade com que suas sementes se disseminam: com a forma de pequenos pára-quedas, são facilmente levadas pelo vento

Esta planta é normalmente encontrada crescendo como uma erva daninha em climas temperados. A cada verão, as sementes encontradas nas hastes do Dente-de-Leão fornecem às crianças horas sem fim de divertimento, enquanto ao mesmo tempo ajudam a propagação da planta, fortalecendo a sua posição como uma erva daninha.

O Dente-de-Leão entretanto, é muito mais do que uma erva daninha. Tem sido usado como um remédio por mais de 1.000 anos, sendo apreciado por médicos Chineses, Árabes e Ayurvédicos. Durante a Idade Média, lançaram um sistema de medicina conhecido como Doutrina das Assinaturas. Um dos princípios era de que as características físicas das plantas davam um indício para o seu uso medicinal. Qualquer coisa amarela era associada com a bilis amarela, e útil como um remédio para o fígado. Desta forma, o Dente-de-Leão ganhou fama na Europa como um tratamento para icterícia e cálculo biliar.
Hoje, as folhas de Dente-de-Leão são populares em alguns países em saladas na primavera e verão. Tem um agradável sabor amargo e aromático. As folhas de Dente-de-Leão têm sido usadas tradicionalmente em curas de desintoxicação, particularmente na Suíça.
Modo de AcçãoHoje, as folhas de Dente-de-Leão são populares em alguns países em saladas na primavera e verão. Tem um agradável sabor amargo e aromático. As folhas de Dente-de-Leão têm sido usadas tradicionalmente em curas de desintoxicação, particularmente na Suíça.

O Dente-de-Leão contém uma gama de diferentes constituintes activos. É rico em vitaminas, particularmente Vitamina C. As folhas de Dente-de-Leão contém substâncias que agem como enzimas. Estas estimulam as funções do fígado e rins e também aumentam o metabolismo celular como um todo.
Uso Clínico e Medicinal
Problemas do fígado
Cálculo biliar
Diurético
O Dente-de-Leão tem sido usado para melhorar o funcionamento do fígado e a secreção de bilis há séculos. Esta actividade é clinicamente de grande utilidade, mas o mecanismo preciso tem ainda de ser elucidado. Parece haver um aumento geral no metabolismo das células, melhorando a função de desintoxicação do fígado. O Cardo Mariano actua somente sobre o fígado, mas o raio de acção do Dente-de-Leão é maior. Algumas autoridades são da opinião de que o Dente-de-Leão é útil para dissolver o cálculo biliar de colesterol e certamente tem um efeito sobre o movimento da bilis da vesícula biliar para o tracto digestivo, o qual tornará menos provável a formação de cálculos biliares. O estômago não digere gorduras: elas devem ser emulsionadas pela bilis no duodeno e então digeridas pelas secreções pancreáticas. Se o fígado e a vesícula biliar não estão trabalhando bem, isto não será feito e pode resultar em indigestão. O Dente-de-Leão é consequentemente incluído em misturas digestivas. Também é muito conhecido pela sua acção em aumentar as funções dos rins. Esta acção diurética tem sido documentada, e tem sido verificado que os extractos da planta integral são mais eficazes como um diurético do que extractos só da raíz.
Fonte:
jardimverde.pt
wikipedia.org
Alfobre Anterior:
Bolsa-de-Pastor
Urtiga
Malva
Funcho
Giesta
Esteva
Sabugueiro
Cardo Mariano
Alecrim
Salgueiro
Pirliteiro
Azevinho
Oliveira
o meu figado não anda muito bem. hoje vai um chá de dente de leão.
ResponderEliminarO alfobre desde a semana passada aparecerá sempre mais tarde porque será o samarra a fazê-lo,
ResponderEliminarsituação meramente estratégica.
Eu não te disse que já tá feito? Vê na data que eu te dei.
ResponderEliminarSe te deitasses mais cedo andavas menos esgazeado.
zzzzzzzzzzz
ResponderEliminar