Darklands
Um dos grupos mais influentes da música alternativa na década de 80, os escoceses Jesus & Mary Chain construíram ao longo de uma carreira com pouco mais de 15 anos um verdadeiro estatuto de banda de culto a nível planetário, apesar de nunca terem tido um êxito comercial incontestável.
À frente dos Jesus estiveram desde sempre os irmãos William e Jim Reid, influenciados pela obra de bandas como os Velvet Underground ou de cantores como Brian Wilson.
A formação dos Jesus & Mary Chain consumou-se em 1984, em Glasgow, quando os irmãos Reid se juntaram ao baixista Douglas Hart e ao baterista Murray Dalglish (mais tarde substituído por Bobby Gillespie). No final desse ano apareceu o primeiro single, "Upside Down", que rapidamente lhes ofereceu o reconhecimento no Reino Unido. Um ano mais tarde chegou "Psychocandy", aquele que é considerado por muitos como uma das obras fundamentais do estilo alternativo. Durante os dois anos de hiato que se seguiram, Bobby Gillespie abandonou a banda para formar os Primal Scream, tendo sido substituído por John Moore. "Darklands", editado em 1987, prolongou o culto em torno dos Jesus, criado à volta das suas composições carregadas de guitarras em feedback. "Barbed Wire Kisses", uma compilação de lados B e demos editada em 1988, antecedeu "Automatic", lançado em 1989.
Seguiu-se um novo período sabático até 1992, ano da edição de "Honey's Dead", que trouxe a polémica do single "Reverence" graças a versos como "I Wanna Die Just Like Jesus Christ; I Wanna Die Just Like JFK", e que acabaram por banir a banda de programas como o Top of the Pops da BBC. "Stone and Dethroned" de 1994 antecedeu em um ano o lançamento de nova colecção de singles, "The Jesus and Mary Chain Hate Rock 'n Roll".
Em 1998 chegou "Munki", já através do catálogo da Sup Pop, meses antes de William Reid anunciar o seu abandono e o consequente fim dos Jesus and Mary Chain em 1999.
Em 2007, os manos Reid fazem as pazes depois de terem estado quase 10 anos sem se falarem e, como consequência, os Jesus & Mary Chain reformulam-se para uma digressão que passa pelo Festival Super Bock Super Rock, em Lisboa. Nesse ano, a participação do grupo no famoso festival de Coachella, na Califórnia, teve um grande momento de curiosidade: a presença em palco da actriz Scarlett Johanson a fazer os coros de 'Just Like Honey' (um momento que pode ser visto no YouTube). Poucos anos antes, a música dos Jesus & Mary Chain servia de banda sonora ao filme etéreo de Sofia Coppola, "Lost in Translation", que projectou o talento de actriz de Scarlett Johanson.
Fonte:
cotonete.clix.pt
»Álbum: Darklands
»Lançado em: 1987
»Lista de faixas:
01. Darklands
02. Deep One Perfect Morning
03. Happy When It Rains
04. Down on Me
05. Nine Million Rainy Days
06. April Skies
07. Fall
08. Cherry Came Too
09. On the Wall
10. About You
»Lista de Malhas
há tanto tempo...
ResponderEliminarHappy When It Rains...
ResponderEliminarjoy division a bombar na antena3.
ResponderEliminarFica a sugestão.