quarta-feira, 3 de março de 2010

Acção Versus Inércia

A Força Unida é Mais Forte

Ao longo dos últimos tempos lançámos a missiva de salvar a Ermida de Nª Sª das Fontes, dezenas de Samarras uniram-se a esta causa, dando o seu apoio quer neste Blogue, quer por conversas pessoais, quer por acções que visam pôr esta iniciativa em marcha. Recebemos dezenas de email´s para o endereço amigosdaermida@hotmail.com, de pessoas de vários estratos sociais e de várias zonas do País, mas as que mais nos comoveram foram 9 email´s recebidos por pessoas que estão fora do País, desde a França, Alemanha, Brasil e Canadá Foram mensagens de muito carinho por uma terra que uma vez os viu nascer e também os viu partir, mas que nunca saiu do seu coração. Homens e mulheres que venceram na vida com suor e lágrimas e que hoje querem ajudar a dar vida à sua terra. São estas forças vivas com méritos firmados que aceitaram os nossos convites para apoiar esta causa.

Para todos eles o nosso muito obrigado!

A ideia mais perturbante em diversas mensagens que recebemos foi o facto de as pessoas não perceberem como é que um património daquela natureza chegou ao estado em que está. Ninguém percebe!

Negligência é o termo certo. Negligência esta que foi fruto de uma politica de abandono de não dialogo, administrada por pessoas e entidades sem qualquer esclarecimento para tal e que se contentavam em não fazer nada, com uma frieza quase desmedida perante a identidade de um Povo. Foram estas forças sem notoriedade que levaram aquele santuário para aquilo que ele é hoje. Uma desgraça ruinosa. Aqui parece que são escolhidos pela falta de princípios de acção, de falta de cidadania e de responsabilidade. Uma luta sombria surda e muda.



Hoje, não será possível contrariar a corrente de pessoas que já se formou, não será possível responder ás nossas diligências com nada, não será possível esconderem-se atrás de mitos para nada fazerem e nada nos deixarem fazer.

Parte já o convite para que no próximo dia 3 de Abril, ás 20.30h, todos estejam presentes no início desta iniciativa, pois não podemos esperar mais, necessitamos de esperança e de um novo rumo. Queremos que todos se responsabilizem pelo futuro.

Não queremos ofender ninguém com o que se passa na Ermida, não queremos criar bodes expiatórios, embora haja, como nós sabemos, responsáveis, mas todos nós somos família e todos gostamos que tratem bem os nossos, por isso vamos deixar para trás o mal que está feito e vamos partir rumo ao futuro. É este o propósito desta reunião, discutir o que é preciso, para mudar o rumo dos acontecimentos na recuperação da Ermida.

Queremos também salientar o papel preponderante da Junta de Freguesia como elemento neutral e conciliador desta acção. As vontades isoladas criam dispersão no objectivo proposto. O espaço é plural e não sectário. Esperamos que não politizem opiniões, e não dispersem recursos. O passado tem-nos mostrado o constante erro de não nos focalizarmos no essencial. E se alguém individualmente tem uma ideia ou opinião formada, é nesta reunião que deve expor os seus argumentos. A junta como instituição representativa não deve tomar partido de A ou B. Isso tem consequências não desejadas para todos!

Vemos com muito agrado, a sensibilidade em divulgar o estado degradante desta Ermida no sitio electrónico da Junta de Freguesia. Esperamos que essas sensibilidades se situem no mesmo paralelo de acção. Ou seja, reunir e unir os habitantes no mesmo desígnio. Não fracturar uma ideia que é necessária e fundamental para todos. Devem sentir orgulho por existir um movimento de cidadania dinâmico e proactivo.

Outra entidade fundamental nesta causa, é a própria Igreja e a Comissão Fabriqueira. É com eles que devemos dialogar e unir forças, sem demagogia ou complexos vários. Serão todos informados formalmente a participar nesta reunião. Para que não possamos dizer que os ausentes nunca têm razão.

44 comentários:

  1. será a Ermida uma causa perdida? ou seremos nós como povo?

    ResponderEliminar
  2. Claro que somos nós como povo e o resto vem por acrécimo, ninguém vai a lado nenhum. E acreditem que esta história toda nem vai sair do papel, porque toda a gente se está a borrifar.Quem pode não se mexe, não vão ser voçês que vão fazer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. não vai sair do papel?
    só se não quisermos.
    toda a gente se está a borrifar?
    não é verdade!
    quem pode não se mexe?
    não se têm mexido, para ser mais correcto!
    não vamos ser nós?
    então vão ser quem os da Pampilhosa da serra?
    és tu se desejares mais todas as pessoas que vieram aqui votar no sim. se forem só 30 pessoas já é um grande passo para a mudança! uma pequena vitória contra a inércia.
    muda a tua posição, começa a ACREDITAR QUE É POSSÍVEL!!!
    junta a tua vontade. é o suficiente para contagiar quem te rodeia. em tudo na vida é assim!

    ResponderEliminar
  4. se somos nós como povo então a Ermida é uma causa perdida!
    satisfeitos?

    ResponderEliminar
  5. Eu vou estar lá!
    Levo o mossad comigo!
    Alguém da Al-Kageda disponível?
    Força samarras!

    ResponderEliminar
  6. Caro Consul,

    Concordo perfeitamente contigo.

    De alertar apenas, que a persistência e perseverança, serão fundamentais.

    Para os demais,

    Tenham cuidado com os comentários, aqui e noutras esferas, evitem que isto se torne um assunto politico.

    ninguém julgue que será facil , simples ou que será imediato.

    Será sim, difícil, algo complexo e a longo prazo,mas eventualmente com a determinação de todos vamos deixar a nossa "marca" na historia e futuro da Ermida.

    ResponderEliminar
  7. ó anónimo como vez és bem vindo mesmo com essa postura decadente.

    ResponderEliminar
  8. ó anónimo dá uma alternativa. uma única por favor.

    ResponderEliminar
  9. Quem são essas pessoas que vão dar a cara, que irão representar um povo e uma ideia?

    ResponderEliminar
  10. o povo junto. como deve estar, é a maior força para representar um ideal. não concordas? ou alguém tem algum interesse e prazer de ver o estado deplorável da Ermida?
    em relação às pessoas que vão dar a cara, serão escolhidas perante todos. obviamente, pessoas com perfil e vontade de ajudar. serão essas as pessoas indicadas. tu por exemplo poderás ser uma delas. porque não? não tens vontade de mudar?

    ResponderEliminar
  11. sempre podem fazer uns calendários com as imagens das ruínas.

    gente pobre dessa terra.

    ass. V

    ResponderEliminar
  12. p.s umas cervejolas pró bucho e está tudo bem. amiguinhos po peito.

    ass.V

    ResponderEliminar
  13. existem poucas pessoas que lutem por causas. preferem virar a cara para o lado e fazer de conta que está tudo bem.
    vão encontrar essas pessoas pelo caminho, que preferem o fracasso a todo custo.


    ass.V

    ResponderEliminar
  14. S. Sacristão. Obrigado pelo contributo que está a dar a esta causa.

    ResponderEliminar
  15. A Ermida teve um novo impulso este fim de semana, foi dado o 1º grande passo no Projecto Ermitão, ao falar se com o Padre da Paróquia.

    Começa a estar no terreno todo o conjunto de intenções que temos vindo a desenvolver, não podemos abrandar o ritmo agora os Samarras contam connosco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Como correu essa conversa?

    ResponderEliminar
  17. Li o texto do começo deste Post e ponho as seguintes questões :

    NESTE ASSUNTO A "JUNTA DE FREGUESIA" ( entidade ) TEM PAPEL PREDOMINANTE" ?
    Atenção às palavras : "PREDOMINANTE" QUER dIZER, QUE MANDA MAIS, ( que domina ),.
    ... mas, a "junta" actual, instituição representativa
    ( de quem e de quê ??? ) não deve tomar partido por A ou B. ...deve sentir orgulho deste movimento ...

    Quem é o "iluminado" - que classifica por várias vezes os supostos opositores como "forças obscuras" - diz como as coisas são e o que a "junta" actual ( menor que outra ? ) deve fazer ou não fazer ?

    No fim do texto, a Igreja e Comissão Fabriqueira são, apenas, a " outra entidade "

    Veja-se ainda a provocação de "anónimo(?) ao "S. Sacris-tão". A resposta deste mostra que tal provocação foi entendida como agressão sarcástica.

    Afinal, como estão a ser tratadas as "instituições actuais" - Junta e Comissão Fabriqueira ( igreja) ?
    Será o assunto da Ermida mais uma questão a resolver na
    "barra do tribunal" ? Estaremos a criar mais um motivo de
    divisão entre nós ???

    ResponderEliminar
  18. Não fale do que não sabe , o meu comentário nada tem a ver com a ermida ou com o S. Sacristão.
    Como o Senhor já deve ter reparado este não é um blogue exclusivo da Ermida e existem muitos diálogos paralelos provocados pelo companheirismo saudável entre diversos intervenientes deste espaço.

    Claro que quem quer dizer mal e prejudicar nobres intenções, tudo serve de desculpa.

    "Esta junta é menor que outra?" mais uma parvoice provocatória e divisionista, alguém aqui algum dia disse isso? por acaso esta junta não foi eleita coma a anterior? parece me que sim, logo terá a mesma legitimidade, se fará mais ou menos, o tempo o dirá, não serei eu com toda a certeza a fazer futurologia.

    Recomendo que vá pregar para outro lado, pois já demos esmola para a sua causa .

    ResponderEliminar
  19. "Queremos também salientar o papel PREPONDERANTE da Junta de Freguesia como elemento neutral e conciliador desta acção."

    não fantasies cenários de guerrilha.

    ResponderEliminar
  20. Nem ler sabe...

    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  21. acho que há aqui um mal entendido ou então, mais uma vez é maldade.
    Se se está a referir ao meu comentário, não anonimo, como sempre faço nestas ocasiões, "S. Sacristão. Obrigado pelo contributo que está a dar a esta causa." devo dizer o seguinte:
    Para quem não sabe, refiro-me ao nosso amigo Sergio Sacristão, neto do Ti Sacristão.
    Quanto ao contributo que ele deu, entre muitos outros que está a dar, foi o facto de ter exposto o tema à Comissão Fabriqueira, nomeadamente ao Sr. Padre.
    Quanto ao resto ainda não li bem o texto. Tenho que o ler com mais atenção, mas uma coisa é certa, ninguém aqui está de má fé. Apenas queremos uma solução para a Ermida. Qual? Esperamos todos juntos dar uma resposta/ solução à actual situação da Ermida.
    Apenas isto.
    Pelos vistos há pessoas que preferem a guerra. Vivem numa guerra pemanente. Não conhecem outra solução. Estão sempre com o pé atrás quando aparece alguém a querer fazer o bem.
    Não vamos por aí.

    Pelo menos já conseguimos fazer algo. Colocámos a palavra Ermida na boca de muita gente.

    ResponderEliminar
  22. "Quem é o "iluminado" - que classifica por várias vezes os supostos opositores como "forças obscuras" - diz como as coisas são e o que a "junta" actual ( menor que outra ? ) deve fazer ou não fazer"

    Já percebemos muita coisa com o seu comentário.
    É pena que não o assine.
    Assim sendo, não merece nenhum tipo de resposta até porque pelo tipo agressivo e revoltado da escrita é alguém que não gosta da Ermida. Pode até ser do sorval.

    ResponderEliminar
  23. Interessante a diferença de atitude em diferentes espaços
    Aqui gera a confusão...

    ResponderEliminar
  24. Francamente meus senhores, em vez de se perderem com dicotomias absurdas, deveriam focar-se na prioridade deste post. A urgente r-e-c-u-p-e-r-a-ç-ã-o da Ermida! Legado do povo de Santa Eufêmia. Não entrem em politiquices baratas e nem tão pouco se deixem absorver por ódios de estimação.
    Mesmo aqueles que, não se deslocam frequentemente à aldeia, mas que são Samarras, estão sensibilizados e QUEREM que este movimento de cidadãos tenha um único resultado: Um objectivo comum movido a uma só voz!
    As diferenças respeitam-se meus caros. E devem ser deixadas de lado, quando o que se propõe é o melhoramento daquele espaço que se encontra em profunda degradação.
    Assim, reitero:
    Esqueçam guerras e derrotismos sem sentido.
    Movam-se pelo que de facto interessa.
    A Ermida. O património de todos nós.

    ResponderEliminar
  25. Pseudo já tás envolvida no espirito.
    É assim mesmo.
    Estou de acordo contigo.
    Dá-lhe gásssss!

    ResponderEliminar
  26. Gostava de dizer que este Blogue não é dado a unanimidades, mas as críticas que se fazem aquando de assuntos sérios devem ser focadas em um objectivo.
    Estas críticas que aqui foram feitas recentemente, são de todo desproporcionadas e sem qualquer objectividade, ou melhor parece ser o objectivo criar fricção entre o movimento que se pretende criar e a junta de freguesia, quando o objectivo do movimento é segundo me parece criar união entre os vários poderes locais, ora se assim é não vale a pena criar fricção onde ela não existe.

    Vamos nos concentrar no objectivo e esse é a Ermida e a sua reabilitação.

    Mas ainda bem que nem todos estamos de acordo, porque assim haverá propostas alternativas na reunião pretendida.

    O meu obrigado pela Vossa atenção.

    ResponderEliminar
  27. Já fiz o contacto Zulmira. esperemos uma resposta.

    ResponderEliminar
  28. Boas tardes Samarras, depois de tanto tempo a ouvir falar no blog dos samarras, finalmente tive um tempinho para vir dar uma espreitadela. Como samarra de corpo e alma, também gostaria de deixar aqui o meu apoio ao elemento ou elementos que tiveram a ideia de formar este movimento em prol da Ermida Senhora das Fontes. De facto temos de fazer qualquer coisa por este magnifico património que é de nós todos e que se encontra completamente abandonado e degradado. Podem contar com o meu contributo para dignificar o nome da Ermida e claro da Santa Eufêmia, que no meio disto tudo é o nome do povo que está a ser posto em causa face a inércia que tomou conta deste monumento que a todos nós pertence.

    Vamos a isto POVO SAMARRA

    ResponderEliminar
  29. gosto de ervas:) sê bem-vindo meu caro!

    ResponderEliminar
  30. Gosto de ervas mas prefiro 5 litros ou 4\5...

    Gosto de ver por aqui enaltece o espaço...

    ResponderEliminar
  31. Samarras, gostei muito de ver o qui vi aqui sobre a ermida, vocês estão no bom caminho eu ajudarei no que pudé.Força com isso

    ResponderEliminar
  32. Benvindo Ervas. Contamos contigo.

    ResponderEliminar
  33. Rilson =))
    que é isto pá! Que susto!

    ResponderEliminar
  34. Eu peço pá vocé nao goza com minha cara.
    Eu sou assim.

    ResponderEliminar
  35. És é maluco
    Qua pancada
    trata te

    ResponderEliminar
  36. Ó cara está bem caladinho sim?
    Que eu saiba feiura é relativa, tu deve ser muto bonito deve.

    ResponderEliminar
  37. Andas a ver é muitas novelas.
    Este tópico não é para palhaçadas
    respeita

    ResponderEliminar
  38. Felisbela Arrependida12 de março de 2010 às 09:32

    Este Rilson é bem bonito, se te apanho...

    ResponderEliminar
  39. Finalmente Samarras, finalmente!!!
    A Ermida é SÓ o nosso maior património. Se calhar o melhor património do Concelho de Pinhel. Estivemos parados a observar na primeira fila a queda total deste magnifico património.
    Mas NUNCA é tarde para recuperar o que quer que seja!!!
    Se quisermos combater o abandono da nossa freguesia, uma das formas é recuperar a Ermida!!! Se quisermos trazer visitantes à freguesia, a melhor forma é recuperar a Ermida!!! A recuperação da Ermida vai permitir que a freguesia tenha vida e alma.
    Assim sendo e querendo eu que a Santa Eufêmia seja SEMPRE a minha aldeia e a ERMIDA o nosso postal de visita, eu estarei no dia 3 de abril para ouvir, apresentar e discutir ideias para a RECUPERAÇÃO da Ermida

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  40. Perante alguns comentarios atrás mencionados.
    É conveniente elucidar alguns factos importantes

    No Dia 3 às 20:30...

    Não tem importancia como ou quem foi que se esqueceu ao longo destes anos que a Ermida é um Patrimonio com um valor incalculavel para a Santa Eufemia.
    Poderia ter se mantido uma imagem diferente mas não foi "possivel" dado o estado em que se encontra.

    Apenas quero salientar que o que está feito ou não todos estamos informados, daí que no dia D tenhamos uma atitude positiva com ideias novas sugetões possíveis de serem concretizadas para que no FUTURO ao visitarmos a Ermida estejamos orgulhosos do excelente empenho e dedicação do dia 3 de Abril de 2010.
    Que seja uma data para a historia de Santa Eufemia.

    Vou estar presente.

    Até dia 3 Samarras.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  41. Querem a chamada paz podre ou como agora se diz a "lei da rolha", ou neste caso a Lei do Rolhas", estas coisas não se pedem, faz se as pessoas sentir. Eu cá vou dizer o que penso.

    ResponderEliminar
  42. Caro Anónimo

    Paz só é necessária quando há Guerras, as leis são para os Juristas fazerem e o cidadão cumprir, liberdade de expressão toda a gente tem,politiquices é na altura de campanhas e eleições que não é o caso, apenas quis salvaguardar que dada a pouca disponibilidade de alguns presentes no dia 3 não poderem estar noutras reuniões mais proximas, seria inevitavel não perder tempo com o passado mas sim dizer o que pensa acerca de possiveis soluções.

    Cumprimentos Samarras

    ResponderEliminar
  43. barroco do diabo - lage das cruzes .
    Acabo de ler em blog "ermidansfontes", comentário
    ao post MAPA. Muito interessante. Afinal, somos um
    povo com grande história.

    ResponderEliminar