terça-feira, 30 de outubro de 2012

Lambitão



Nome: Ratita 
Idade: 1 ano 
Sexo:  Feminino
Área de Acção: _R do Forno   
Agressividade: Nível (0-1-2-3-4-5)

Dados referentes ao elemento do meio

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween samarra

Por falar em tascos e em tempos ancestrais, sempre que a mudança da hora se cruza com o ciclo da lua nova, surgem fenómenos estranhos dignos de serem registados, para um dia mais tarde mostrarmos aos nossos filhos e netos que no inicio do século XXI, andava-se descalço e em tronco nu pelas calçadas e tascas da aldeia, com temperaturas quase negativas, como forma de comemorar a dita efeméride.


À parte deste prodígio, o normal funcionamento de uma taverna ao fim-de-semana, na aldeia, distingue-se entre o estilo rude e boémio de sábado e o solene e lúdico de domingo.
Este, é o típico final de sábado à tarde.




As Ancestrais Tabernas Samarras (1ª parte)

A tradição social de reuniões nas tabernas para beber uma bebida já vem no mínimo do tempo dos Sumérios, 3.500 anos, a. C., onde o taberneiro era, tradicionalmente, uma mulher. A partir do século XIX passaram a ser conhecidas como “pubs”, mas na Aldeia Samarra foram sempre tabernas, até darem lugar aos cafés/minimercados.
Dado o número elevado de habitantes nas aldeias, sobretudo em Santa Eufêmia, já o referimos numa das crónicas que estas aldeias tinham todas muita gente, sendo assim as tabernas também eram em grande número, tendo chegado a funcionar cinco estabelecimentos em simultâneo. Quanto aos habitantes regista-se o que as estatísticas dos recenseamentos nos dizem:


Ano     Fogos   Habitantes 
1862      115         447
1890      100         540
1920      135         502
1940      145         562
1960      180         850
2011                      171

Uma das tabernas mais antiga, que ainda podemos recordar, esteve estabelecida na Rua Direita, nº 28 e pertenceu a Maria Paula Taberneira que a explorou até aos anos 20 do século passado. O espírito empreendedor desta mulher samarra, projectou-se pelos anos fora até aos nossos dias, nos seus descendentes, como veremos mais à frente.
Pela mesma altura, mas de início mais recente, funcionou uma outra no nº 47 da Rua Direita, aliás a artéria que mais estabelecimentos teve desde sempre e foi seu proprietário Augusto Carapito que a explorou até cerca de 1930.
Quanto aos negócios da primeira, na década de 20/30, deram-lhe continuidade dois filhos ainda que em estabelecimentos autónomos. O Joaquim Paula na Rua de Santo André e seu irmão Isaías Paula na Rua do cemitério, esquina com o actual nº. 29 da Rua Direita, para onde, após a reconstrução da casa, passaria o estabelecimento onde funcionou até 1981, tendo ele falecido em 1979.
Como nota de rodapé, informa-se que aqui funcionou durante anos o posto de correio e era aqui que os subscritos levam o primeiro carimbo dos correios, mesmo os das aldeias vizinhas. O carteiro transportava-o de e para Pinhel, primeiro num burro e mais tarde de bicicleta e era lido à porta da taberna e ou, mais tarde as pessoas perguntavam se havia correio para elas, o que obrigava a que se deslocassem mais a este estabelecimento, potenciando assim a possível procura de alguns artigos e esta seria a única recompensa do trabalho e responsabilidade do oficio. Quando apareceram os telefones, a central de telefones que também servia várias aldeias vizinhas, também ficou instalada neste estabelecimento e à frente da mesma esteve durante 12 anos a D. Celeste Paula sem que recebesse qualquer compensação dos CTT. O correio tinha transitado da residência de Augusto Carapito na Rua Direita, nº 18, onde esteve sediado vários anos.
Do nº. 29, passou para uma central que foi montada, provisoriamente, na antiga escola no Largo de Santo André, até à instalação da actual central, à entrada do povo junto da primeira moradia do lado esquerdo de quem entra na aldeia pela Ermida e à frente da qual se manteve a D. Maria do E. Santo Paula Carapito, até o serviço ser transferido para o seu estabelecimento na Rua Direita, nº 24 cerca de 1974.

O Joaquim Paula explorou o estabelecimento até 1943, data do seu falecimento, tendo os negócios sido continuados pela viúva D. Ana Ferreira, que pouco tempo depois passou o alvará a um samarra por adopção via casamento, Joaquim Lourenço o “fraldinhas”, que montou o estabelecimento numa casa abarracada na margem direita do Rio Massueime, à entrada da ponte romana, com o intuito de servir os mineiros da mina do Cabeço da Ponte, esta ainda hoje bem visível. A exploração do minério estava em alta para satisfazer a procura dos metais em que este era transformado e que a 2ª Grande Guerra de 1938/1945 consumia. Oportunamente voltaremos a este assunto.
O Joaquim Lourenço pouco tempo depois resolveu emigrar para o Brasil e fechou a barraca. Uma outra esteve instalada na Rua do Meio, Quintã dos Queijos, propriedade de António Queijo. Continuando na identificação dos locais e seus proprietários, tivemos uma outra no Largo da Cancela dentro do pátio de Pedro Aguiar que a explorou até ao seu falecimento em 1943, dando-lhe continuidade a viúva Sra. Felisbela Aguiar até cerca de 1960, sendo auxiliada pelas filhas que eram um chamariz para a rapaziada da época, não significando que não fossem raparigas sérias e respeitadas que efectivamente o foram.


Em simultâneo, funcionaram uma na Rua Direita, nº 55 à praça, em cuja toça da porta está a era de 21.5.1878, propriedade de Joaquim Soeiro/Irene Soeiro, a mãe samarra que mais filhos criou na aldeia e ainda entre nós e que mais tarde veio a encerrar para abrir uma moagem de cereais, na senda de um moinho que tinha no sitio do Castelo no leito do Rio Massueime. Neste rio existiu um outro moinho junto do actual lagar de azeite, que foi propriedade de Francisco Ribeiro (ti Xico Moleiro) , cujos negócios foram continuados pelo filho Viriato Ribeiro e genro José Júlio que também explorou uma taberna na Rua de Santo André, no tempo em que as duas atrás também funcionaram. O ti Xico Moleiro, um dia em que andava aos peixes no Rio Côa com umas bombitas, que não deviam ser de Carnaval, perdeu um antebraço.

Ainda que mais recente, no período de 1966 a cerca de 2000, existiu outra na Travessa do Negrilho, nº 13, propriedade de José Martinho que, aquando do seu fecho já a havia transformado em café. A par deste estabelecimento explorou um táxi, que durante muitos anos foi o único meio de transporte disponível para quem não tinha carro e tivesse necessidade de se deslocar. Finalizamos esta, com a lembrança de uma taberna ambulante, também da década de 60, Propriedade da Sra. Maria Angelina que, carregava os pequenos pipos de vinho no lomba da burra, para servir os canecos de três, por feiras, festas e mercados, acompanhados com tremoços, que adoçara no poço do quintal, para fazerem o lastro à pinguita.

(Continua - parte 1ª de 2)


Texto: Apaulos
          Outubro 2012 (13)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Notas

Nota 1: O Senhor Secretário de Estado da Cultura - o mais escurinho - que hoje tomou posse, é da Guarda.
Nota 2: Hoje vim de camisa branca, blazer moderno (!) e calça de ganga azul - tudo aquilo que as mulheres gostam de ver num homem - li algures num caderno de encargos de uma mulher entre os 18 e os 42 anos.

No domingo muda a hora

A matéria por aqui continua a ser a mesma! É por estas e por outras que defendo a criação de um bordel na nossa querida aldeia – de iniciativa particular, obviamente. Sem um verdadeiro entretém, os assuntos debatidos tornam-se demasiado corriqueiros, não dão tusa (s.m. ânimo, entusiasmo, alento…).
Por isso vamos aproveitar este tópico para debatermos a essência da mudança da hora. É preferível a hora de Inverno? É pior? Levantamo-nos mais cedo? Porque é que nunca sabemos se a missa de domingo é pela hora nova ou pela velha? 
    




quinta-feira, 25 de outubro de 2012

The Devils Carnival





Year: 2012
Genre: Horror | Musical
Country: USA
Directed By: Darren Lynn Bousman
Starring: Bill Moseley, Briana Evigan, Emilie Autumn, Ivan Moody, J. Larose, Alexa Vega, Ogre, Paul Sorvino, Marc Senter, Sean Patrick Flanery

Synopsis: Three individuals have, somehow, found their way to a carnival, set in hell, and run by the devil. The trio is made up of a kleptomaniac, an obsessed father, and a gullible teenager, all of whom are doomed to repeat the very sins that delivered them to the carnival's doorsteps...

IMDb 


Release Group: T00NG0D
Release Name: The.Devils.Carnival.2012.HDRiP.AC3-5.1.XviD-T00NG0D
Runtime: 55 min
Audio: English | AC-3 | 384 kbps
Video: XviD  | 720×400 | 1373 kbps
Size: 1 file (700 MB)
Source: HDRip
Subs: N/A
ScreenCaps:


sábado, 20 de outubro de 2012

The Amazing Spider-Man





Year: 2012
Genre: Action | Fantasy | Thriller
Country: USA
Directed By: Marc Webb
Starring: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Sally Field, Martin Sheen, Denis Leary, Campbell Scott, Embeth Davidtz, Irrfan Khan, C. Thomas Howell, Stan Lee

Synopsis: Like most teenagers, Peter is trying to figure out who he is and how he got to be the person he is today. Peter is also finding his way with his first high school crush, Gwen Stacy, and together, they struggle with love, commitment, and secrets. As Peter discovers a mysterious briefcase that belonged to his father, he begins a quest to understand his parents' disappearance - leading him directly to Oscorp and the lab of Dr Curt Connors, his father's former partner. As Spider-Man is set on a collision course with Connors' alter-ego, The Lizard, Peter will make life-altering choices to use his powers and shape his destiny to become a hero...

IMDb 


Release Group: SANTi
Release Name: The Amazing Spider-Man 2012 DVDRip x264 AC3-SANTi
Runtime: 136 min
Audio: English | AC3 | 384 kbps
Video: x264  | 720 x 304 | 1179 Kbps
Size: 1 file (1,405 MB)
Source: DVD
SubsN/A
ScreenCaps:



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

The Campaign





Year: 2012
Genre: Comedy
Country: USA
Directed By: Jay Roach
Starring: Will Ferrell, Zach Galifianakis, Jason Sudeikis, Sarah Baker, Dylan McDermott, Katherine LaNasa, Brian Cox, John Lithgow, Dan Aykroyd, Scott A. Martin, Thomas Middleditch, Josh Lawson

Synopsis: In order to gain influence over their North Carolina district, two CEOs seize an opportunity to oust long-term congressman Cam Brady by putting up a rival candidate. Their man: naive Marty Huggins, director of the local Tourism Center...

IMDb 
 

Release Group: COCAIN
Release Name: The.Campaign.EXTENDED.DVDRip.XviD-COCAIN
Runtime: 85 min
Audio: English |  MP3 | 128 kbps
Video: XviD | 624×352 | 1102 Kbps
Size: 1 file (700 MB)
Source: DVD
SubsN/A
ScreenCaps:



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ruby Sparks





Year: 2012
Genre: Comedy | Fantasy | Romance
Country: USA
Directed By: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Starring: Paul Dano, Zoe Kazan, Antonio Banderas, Annette Bening, Steve Coogan, Elliott Gould, Aasif Mandvi, Chris Messina, Deborah Ann Woll, Toni Trucks, Alia Shawkat, Wallace Langham, John F. Beach

Synopsis: Calvin is a genius novelist who begins to type a new novel on his manual typewriter about Ruby, his dream girl. He can't believe his eyes, because the next day, Ruby becomes a real person, and they begin to have a beautiful relationship together. If the relationship isn't perfect, all Calvin has to do is simply type the words on the page and Ruby's actions change to what he needs...

IMDb 


Release Group: DEPRiVED
Release Name: Ruby.Sparks.2012.LIMITED.DVDRip.XviD-DEPRiVED
Runtime: 104 min
Audio: English | AC-3 | 448 kbps
Video: XviD | 624×336 | 1514 kbps
Size: 2 files (699 | 695 MB)
Source: DVD
SubsEn | Es | Fr
ScreenCaps:




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atention


Não vá por aí alguém arriscar a entrar na propriedade e andar por lá distraído.
Não consigo deslumbrar qual o outro aviso do lado, parece-me um cromo do Bruce Spingsteen!


T1


Além da primeira e principal habitação, Samarra que se preze tem um chalé no prédio mais distante para prevenir qualquer necessidade - serve de abrigo, arrecadação, frigorífico, cofre, encontros, satisfação manufaturada,  etc... 
E não paga IMI.    


Uns têm outros não



                                                                                      Henri Cartier Bresson



Chama-se Humberto Coelho. É padre. Responsável por 16 paróquias no concelho de Carrazeda de Ansiães. Com 30 anos e ar juvenil consegue, sobretudo, a empatia dos mais novos. E por isso se orgulha de contar com 41 acólitos - é o que tem mais em toda a diocese de Bragança - 16 dos quais na aldeia da Fontelonga, onde vive.
O padre Humberto não faz milagres, mas reconhece que trabalhar num meio pequeno é mais compensador. A todos os níveis. Em afecto e em reconhecimento, sobretudo. No que dá e no que recebe. "Quando alguém faz anos mando-lhe sempre um postal. Se alguém adoece, visito-o. Percorro a aldeia todas as manhãs", revela. O povo agradece. Da forma que sabe e pode por exemplo, pagando a côngrua de forma espontânea. Raramente alguém se furta à obrigação. Poucos padres poderão dizer o mesmo.
Enquanto os mais velhos lhe reconhecem a dedicação, nos mais novos encontra o maior desafio torná-los católicos praticantes. O número de acólitos é uma evidência. "Não há receita especial. Talvez a forma como estou e falo com eles. Entendemo-nos". Humberto Coelho tirou-lhes da cabeça a ideia feita e enraizada de que "a missa é uma seca". E substituiu-a, com aparente sucesso, por uma convicção: "a Igreja precisa de vós para marcar a diferença."

"trabalhar em comunhão, partilhar ideias e projectos", para que o ditado popular "Padre da aldeia que cante e que leia", não assente como uma luva na maior parte dos párocos.



Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.
— Liev Tolstói

Killer Joe





Year: 2011
Genre: Comedy | Drama | Thriller
Country: USA
Directed By: William Friedkin
Starring: Matthew McConaughey, Emile Hirsch, Thomas Haden Church, Gina Gershon, Juno Temple

Synopsis: Finding himself in considerable debt, Chris a Texan drug dealer, decides the only solution is to murder his mother to collect the insurance money. Getting together with his father, the ex-husband of Chris' mother, they decide to hire Joe Cooper a contract killer, who also happens to be a police detective. The plan is that the money will go to Chris' sister Dottie. However due to the size of the contract fee, Chris agrees that Joe can take Dottie as a retainer until the insurance comes through...

IMDb 


Release Group: UNiQUE
Release Name: Killer.Joe.2011.BRRip.XViD-UNiQUE
Runtime: 102 min
Audio: English | AC-3 | 384 Kbps
Video: XviD | 720×384 | 1664 Kbps
Size: 1 file (3,931 MB)
Source: Blu-Ray
SubsN/A
ScreenCaps:



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Escabeche



Jean Rostand

Calhaus

Sempre tivemos uma grande ligação a pedras. Temos sepulturas pré-históricas feitas na pedra, agregámos montes de calhaus junto do Barroco do Diabo, profanámos e partimos o Barroco, venerámos, mais abaixo, a laje dos pezinhos, colocando seixos pequeninos, possuímos uma cruz rendada em pedra, enchem-se sacas de marmelos com pedras dentro, extraímos urânio, temos o sítio do Barrocal e do Seixo Branco. 
É sem dúvidas uma das nossas principais matérias-primas e estamos mais uma vez a usá-la  para melhorar o saldo da nossa balança comercial.
Actualmente exportamos toneladas, das nossas melhores lascas, para Espanha.


O Dia em que o Judeu salvou o macho Samarra

Manhã cedo, num dia de verão, entra um viajante com ar cansado e cenho crispado na taberna de um judeu em Pinhel, para matar o bicho e pedir umas informações.
Bom dia senhor, bons dias amigo, ainda o dia é uma criança e parece cansado e amargurado, será que vem de longe? Antão não houver de estar, pois é verdade que venho de longe! Sabe onde é a terra da alfarroba? Não me diga que vem da serra algarvia? Pois venho sim senhor.
Ainda que mal lhe pergunte, o que é que o traz à nossa linda cidade de Pinhel?..
Bem, o que eu quero mesmo é ir a uma terra chamada Santa Ofêmia; O senhor sabe-me dizer se ainda estou longe e qual é o melhor caminho para lá para mim e para a besta?
Hum, e o que o leva a querer ir a esse lugar tão distante?
Venho em demanda dum “filho de um cabresto”, para ajustar contas com ele, pois anda a visitar a minha mulher lá no monte e agora também já a moça. A terra que o viu parir também o há-de comer, que a serra algarvia não tem estômago para tragar tais fígados.
O taberneiro apercebendo-se que o algarvio não vinha por bem, embora lhe reconhecesse o direito a lavar a sua honra, a ser verdade o que lhe acabava de revela e vendo que tinha no bolso uma” fusca”, tinha de evitar uma desgraça anunciada, ainda que para isso tivesse de exagerar nos adjectivos e pintar a manta bem preta.
Diz-lhe o taberneiro, tome lá o mata-bicho e ponha o saco da alfarroba no focinho da mula que nós já conversamos.
Então, já tem o estômago mais aconchegado não é verdade? Até tem outro ar homem!
E pedindo licença senta-se na mesa do algarvio e diz-lhe:
 
 
O amigo já vem de muito longe, mas ainda nem chegou ao meio de caminho e com a torreira que aí vem e o sol daquela terra é tão traidor como a sua gente, que não é flor que se cheire, pois consta que muitos já lá entraram, mas ninguém os viu entrar e muito menos os viram sair, por essas paragens, além dos escorpiões debaixo das pedras, dizem que também se escondem aí ladrões. Aceite um conselho sincero de um amigo de ocasião. O amigo é o único que sabe o que os outros não sabem! Volte pois para o monte, senão, temo que a sua mula não volte a comer alfarroba algarvia, e o senhor seja “um cadáver adiado” Fernando Pessoa. O senhor acha mesmo? É o que lhe digo amigo.
O compadre algarvio, que já considerava o judeu um homem de bem e bem informado, embora ofendido na sua honra, e com a figadeira a escumar de raiva, meteu o rancor entre as pernas, aceitou o conselho do taberneiro, montou na sua mula e voltou para a serra algarvia amargurado mas são e salvo.
Assim o judeu salvou o macho samarra, quem diria! Diz o outro, que este era um judeu já convertido pois até tinha um compadre samaritano.
Como não é possível tirar a limpo a veracidade desta história porque se desconhece o C.P. do monte onde vive o algarvio, também não se ouviu o macho samarra, porque o seu depoimento sem o contraditório seria de duvidosa credibilidade.
Resta-nos acreditar e louvar a atitude do bom judeu.


Texto: Apaulos
       Outubro 2012 ( 12 ) 

domingo, 14 de outubro de 2012

Safety Not Guaranteed





Year: 2012
Genre: Comedy
Country: USA
Directed By: Colin Trevorrow
Starring: Aubrey Plaza, Mark Duplass, Jake Johnson, Karen Soni, Jake Johnson, Mark Duplass, David Schultz, Jeff Garlin

Synopsis: Darius is a young intern at a Seattle-based magazine and jumps at the chance to investigate the author of a classified ad seeking someone to travel back in time with. Along with Jeff, the staff writer, and Arnau, a fellow intern, the three go on a road trip to a coastal town. While Jeff just wants to chase after his high school crush and Arnau wants some kind of life experience, Darius spends her time with Kenneth, a man who believes that he has built a time machine. The closer they become and the more they understand about each other, the less clear it becomes if Kenneth is just crazy or if he actually is going to successfully travel back in time...

IMDb 


Release Group: SPARKS
Release Name: Safety.Not.Guaranteed.2012.LIMITED.DVDRip.XviD-SPARKS
Runtime: 86 min
Audio: English | MP3 | 128 Kbps
Video: XviD | 640×272 | 1005 kbps
Size: 1 file (702 MB)
Source: DVD
SubsEnglish
ScreenCaps:



On The Road





Year: 2012
Genre: Adventure | Drama
Country: USA
Directed By: Walter Salles
Starring: Garrett Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart, Amy Adams, Tom Sturridge, Danny Morgan, Viggo Mortensen, Alice Braga, Elisabeth Moss, Kirsten Dunst, Terrence Howard

Synopsis: Young writer Sal Paradise has his life shaken by the arrival of free-spirited Dean Moriarty and his girl, Marylou. As they travel across the country, they encounter a mix of people who each impact their journey indelibly...

IMDb 


Release Group: Larceny
Release Name: On.The.Road.2012.LIMITED.DVDRip.XviD-Larceny
Runtime: 124 min
Audio: English, French | AC-3 | 448 kbps
Video: XviD | 624×256
Size: 2 files (700 | 701 MB)
Source: DVD
SubsN/A
ScreenCaps:




sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Slow

Um assunto pertinente que surgiu aqui numa conversa de café. Que aconteceu aos slows? Acabaram? Já não passam slows? Onde posso dançar um slow?

Onde param aqueles bailes que lá pelo meio passavam um slow para acalmar a malta, ou no final para acabar com o baile?! Não era para todos, nem todas o aceitavam. Entre os pares de slows haviam vários tipos de estilos: mãos acima da cintura, mãos entrelaçadas pelo pescoço, mãos abaixo da cintura, mãos abaixo da cintura à retaguarda, pernas entrelaçadas ou pescoços entrelaçados, todos de olhos bem fechados e cabeça ligeiramente inclinada para baixo. A distância entre os corpos também variava, dependendo da licença ou dos observadores presentes.


Parecia-me ser o slow um estilo de dança bastante acessível, bastando oscilar o corpo devagarinho para um lado e para o outro. Parecia-me! Nunca dancei um slow!
E a Americana e a Valsa do Ramo?!

Para quem estava a pensar comprar um Clio sport


E eu se quiser participar numa actividade civil no Ribeiro Prado, mesmo que esteja a chover,  vou de IMT, tracção apenas às duas de trás!
 
Na Suécia os deputados pagam as despesas do seu bolso. Claro que é uma democracia fraquita e lá às vezes faz frio.
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Furo na cabeça....



A grande metrópole


Já é oficial, foi aprovado pela Assembleia Municipal de Pinhel.
Santa Eufêmia vai ficar como freguesia. Sorval e Póvoa-Del-Rei vão agregar-se à nossa terra. 




O ZOO!?

Um jardim zoológico para nos alegrar, razão tinha o outro senhor.
o nosso BPN (buraco para nada) está com muita visita de vários animais.
Aceitam-se visitas guiadas, tragam protector contra os vermes! ou contra o FMI.




O rei de Espanha já é sócio da coisa. Porreiro pá!
VIVAM OS RELVAS E OS SOCRETINOS CÁ DO SÍTIO!!!!
Troikas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

To Rome With Love





Year: 2012
Genre: Comedy | Romance
Country: USA
Directed By: Woody Allen
Starring: Woody Allen, Alec Baldwin, Roberto Benigni, Penélope Cruz, Judy Davis, Jesse Eisenberg, Greta Gerwig, Ellen Page, Alison Pill, Ornella Muti, Riccardo Scamarcio, Alessandra Mastronardi, Flavio Parenti, Alessandro Tiberi, Carol Alt, David Pasquesi, Lynn Swanson, Vinicio Marchioni

Synopsis: Set in the romantic city of Rome. The intertwining stories of a worker who wakes up to find himself a celebrity, an architect who takes a trip back to the street he lived on as a student, a young couple on their honeymoon, and a frustrated opera director who has a talent for discovering talented singers...

IMDb 


Release Group: AbSurdiTy
Release Name: To.Rome.With.Love.2012.DVDRip.XviD-AbSurdiTy
Runtime: 112 min
Audio: English | AC3 | 448 Kbps
Video: XviD | 640×352 | 1366 Kbps
Size: 1 file (1,400 MB)
Source: DVD
SubsN/A
ScreenCaps:



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Noitibó - Football


Pois é, até admira ter demorado 4 posts e 8 meses a falar sobre futebol! Como parte da integração em território de sua majestade está como é óbvio a participação, nem que seja passiva, nos vários desportos concebidos aqui no reino, ou pelo menos eles assim o dizem! Como de críquete não percebo e não nutro qualquer interesse, venho falar-vos de bola. Londres tem 14! Equipas de futebol profissional, e os adeptos distribuem-se de forma muito heterogénea, dependendo da zona onde cresceram, dos clubes que viram ganhar, etc… Aqui no sul de Londres abundam adeptos do Chelsea. Claro está que o Noitibó como adepto benfiquista não pode sequer ouvir falar em vitórias do Chelsea depois da derrota do ano passado às mãos daquele árbitro originário de uma ex-URSS que resolveu dar uma ajudinha ao compadre russo, mas adiante. Ora, por esta ordem de ideias, a equipa que se segue mais de perto é então o Crystal Palace pois, além de ter uma águia no símbolo, tem como grande rival o Millwall, leões azuis imagine-se. Ah é verdade, e o Selhurst Park Stadium é mesmo aqui ao pé. Estão por isso criadas condições para a rivalidade. O dérbi é daqui a 15 dias, este fim-de-semana ganhámos ao Burnley por 4-3 no Shelhurst Park, depois de ter estado a perder 0-2. Muito bom! A cultura do futebol é bastante diferente, vende-se álcool dentro do estádio, vêem-se famílias inteiras e o que é facto é que, quando estávamos a perder, os adeptos adversários não insultavam ninguém, apenas entoavam cânticos que desafiavam: “Onde estão os oponentes? Quando começam a jogar à bola?”. Aparentemente funcionou, para o lado contrário. Mas o principal momento do jogo, é sem dúvida o intervalo. Mais famosas que o striker ou o playmaker são sem dúvida as Cheerleaders! É simplesmente ensurdecedor quando elas entram em campo. E merecem as coitadinhas, já começa a estar frio…

Deixo-vos um pequeno vídeo que ainda tive a lucidez de gravar… muita emoção.

sábado, 6 de outubro de 2012

ill Manors





Year: 2012
Genre: Drama
Country: UK
Directed By: Ben Drew
Starring: Riz Ahmed, Ed Skrein, Natalie Press, Anouska Mond, Mem Ferda, Lee Allen, Dannielle Brent, Martin Serene, Jo Hartley

Synopsis: A unique crime thriller set on the unforgiving streets of London, iLL MANORS follows six disparate lives, all struggling to survive the circles of violence that engulf them. There is ex-dealer Kirby, who has just been released from prison, thug Ed who will stop at nothing to find his missing phone, troubled Michelle who is just looking for her next hit, young Jake who finds himself drawn to the local gang, Chris, who seeks revenge, Katya, who is desperately trying to escape this foreign land, and Aaron, our main protagonist who is just trying to do the right thing...

IMDb 


Release Group: BHRG
Release Name: Ill.Manors.2012.DVDRIP.Xvid-BHRG
Runtime: 121 min
Audio: English | MP3 | 164 Kbps
Video: XviD | 624 x 336 | 971 Kbps
Size: 1 file (929 MB)
Source: DVD
SubsN/A
ScreenCaps:


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Grafite

Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes e existem desde o Império Romano, dizem. É considerada uma arte-urbana. A aqui representada está situada num quelho na nossa aldeia, lá para o Fundo-do-Povo. Desconhecia tal progresso! 
O facto pode dever-se ao forte crescimento de pequenos bairros periféricos que ao se sentirem marginalizados afastam-se da cultura vigente na grande metrópole. 


  

Madagascar 3 Europes Most Wanted





Year: 2012
Genre: Animation | Adventure | Comedy | Family
Country: USA
Directed By: Eric Darnell, Tom McGrath, Conrad Vernon

Synopsis: Alex, Marty, Gloria and Melman are still trying to get back to the Big Apple and their beloved Central Park zoo, but first they need to find the penguins. When they travel to Monte Carlo, they attract the attention of Animal Control after gate crashing a party and are joined by the penguins, King Julian and Co., and the monkeys. How do a lion, zebra, hippo, giraffe, four penguins, two monkeys, three lemurs travel through Europe without attracting attention and get back to New York? They join a traveling circus. Their attempts to get back to New York are consistently hampered by the Captain of Animal Control who wants to make Alex part of her collection. Once they make it back to New York Marty, Alex, Gloria and Melman realize that they want to be part of the traveling circus...

IMDb 


Release Group: PLAYNOW
Release Name: Madagascar.3.Europes.Most.Wanted.2012.DVDRip.XViD-PLAYNOW
Runtime: 93 min
Audio: English | MP3 | 128 kbps
Video: XviD| 640 x 363 | 931 kbps
Size: 1 file (708 MB)
Source: DVD
SubsN/A
ScreenCaps:



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Debaixo de telha

Já quase ninguém acende um cigarro com fósforos.
Mas até à década de 30 do século passado, era essa a única forma de acender um cigarro até que surgiram os primeiros isqueiros importados. Salazar para proteger a Fosforeira Portuguesa criou uma licença para o uso e porte de isqueiro. Mas o isqueiro estava a tornar-se cada vez mais uma moda para os fumadores e o Governo decidiu assim limitar a sua utilização sem qualquer tipo de multa na situação de “debaixo de telha”, como quem diz em lugares fechados.
Tuga, fino como é, começou a utilizar um caco no bolso. Assim colocavam o caco em cima da cabeça ou do isqueiro e cumpria-se a lei. Até à década de 70 foi assim.
Isto está a tornar-se muito sério... 
 
 
(Ilustração de várias telhas. Cacos é mais complicado explicar...)
 
 
 
 

Trampa

Aproveito esta pausa de novidades, para noticiar que já semeei os nabos (não esquecer que acima de tudo este é um blogue rural). O terreno ostenta aquela cor e textura apropriada para as sementeiras. Está boa a terra, pronto.
Quase que me esquecia, as audes já começaram a sua viagem e a pinga deste ano até pica - dá para comer de colher!     
Para os mais distraídos e para quem ainda tinha dúvidas, elas ainda existem. 
Ainda há bostas. Esta foi fotografada na zona do cemitério.
Frescas, frescas, é que é mais complicado encontrar... 


(post de m#%da, eu sei...)     

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Escabeche

Um novo registo semanal, provavelmente para ser feito de mês a mês,  só para não dizerem que aqui não se faz nenhum.

Fotografar e citar.   


Henri Estienne