quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Erva-príncipe

Cymbopogon citratus
A erva príncipe é originária da Índia, tendo-se espalhado por toda a região da Ásia como legume e especiaria aromática. Posteriormente foi introduzida em África, América do Norte e mais tarde na Austrália.
Hoje podemos encontrá-la um pouco por todo o mundo sendo muito utilizada na cozinha Tailandesa.
A erva príncipe possui propriedades bactericidas, desinfectante, calmante, diurética, anti-depressiva e um aroma fresco de limão. As folhas podem ser cortadas continuamente conforme as necessidades. Das suas folhas frescas ou secas faz-se uma infusão com um fantástico aroma a limão, sendo esta uma das mais agradáveis surpresas da planta, podendo ser tomada com regularidade pelas suas reconhecidas propriedades digestivas.

A popularidade das propriedades repelentes do óleo essencial da planta é reconhecida pelos seus efeitos sobre insectos, também por vezes designado por óleo de citronela. Este é também utilizado no fabrico de perfumes, sabões, cosméticos e como aromatizante na indústria alimentar.A sua propagação faz-se apenas por divisão de caules, na Primavera ou no Outono, uma vez que no nosso clima esta planta não produz sementes.

Devido aos seus constituintes pode ser usado como:


Bactericida.
Desinfectante.
Calmante.
Diurético.
Repelente de insectos.
Usado em cólicas menstruais e intestinais.

Preparação Tradicional
Na culinária, os caules frescos são usados para condimentar pretos de peixe e aves. As folhas secas são usadas em infusões ou o óleo essencial como aromatizante e repelente de insectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário