segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A crença na Senhora das Fontes

E assim se faz a crença. Ontem, a Ermida encheu-se de peregrinos oriundos de várias freguesias vizinhas para juntos apelarem aos bons serviços de N. Sra das Fontes para que acabe com os largos dias de seca. Muitos vieram a pé e por momentos quase parecia que estávamos em Setembro.
Pelos vistos já dão chuva para quinta-feira!
Coincidências? Não creio.
E estas nuvens que visitaram o Santuário durante a liturgia, como que a dizer "vamos ali mas já voltamos...".


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Acabaram-se os dias de soalheiro, venha a chuva

Vamos lá então aproveitar bem estes últimos dias de esplendor antes da intervenção de N. Sra. das Fontes. Já começava a ter saudades do meu sombreiro!
Vai ser uma luta de titãs, a estaleca e a experiência característica de uma grande Senhora, contra a imponência e teimosia do anticiclone dos Açores.

Assim sendo, missa no próximo domingo, pelas 15 horas, na Ermida Senhora das Fontes.
Eu acredito!

Segundo prémio

(foto tirada no Carvalhal em plena apanha da azeitona, em dezembro de 2010)
Foto publicada no O Samarra em 21.05.2011

Resultado do concurso de fotografia Gastronomia Concelhia.
2º. Lugar é nosso. Pão e chouriça, made in Sta Eufêmia. O 1º. Prémio não está mal entregue. Aceita-se. E o 3º. Lugar, que é aquilo?! Publicidade a uma marca de vinho acompanhada de cavacas!! Pois, estou a ver...


E o nome dos autores?!

Interiores

Foi adjudicado o restauro do interior das Capelas da Ermida.
Finalmente, uma óptima notícia.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Montaria - Fiscalização

Operação de Fiscalização da Caça
No dia 19 de Fevereiro, o Comando Territorial, através do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), levou a efeito uma acção de fiscalização a uma montaria ao javali em Santa Eufêmia – Pinhel.
Foram fiscalizados 74 caçadores, tendo sido apreendidas 5 armas de caça, 52 munições e 10 documentos. Foram ainda elaborados 8 autos de Contra-Ordenação por infracções à Lei da caça e Lei das armas.

G N R (Grupo Territorial da Guarda)

A Montaria do passado domingo não acabou bem!
Relata quem lá esteve que aquilo parecia uma rusga ao Bairro da Rocinha. Policiais por todo o lado, viaturas com pirilampos, gajos com boinas estranhas e armas. Já não se via tanta arma por metro quadrado na aldeia desde a guerra entre os Samarras e os Carrapatos.
Estranho...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Santa Eufêmia é linda



Voltei à Aldeia! Apenas um Fim-de-semana, mas volto sempre que posso. Há um íman que nos atrai, há uma alegria, um sentimento profundo que as nossas raízes cimentaram para sempre! Cada vez é mais caro (material) fazê-lo, mas é sempre muito cara (espiritual) esta atracção!
Gostaria que toda a gente da Aldeia vivesse numa irmandade sã e num diálogo permanente. Era muito mais fácil! No entanto, não sei “porque carga d´água” encontro sempre histórias de pessoas que insistem na perfídia, na intriga, num clima de “bota abaixo”, criando divisões e conflitos que não conduzem ao bem-estar da Aldeia. O estranho disto tudo é que sempre foi assim: desde que me conheço! Será que o Samarra é mesmo assim por natureza?
Todos e cada um per si entendem que têm razão, o outro está sempre errado. É por isso que alguém já disse que o melhor que a democracia nos dá é isso: a razão! Cada um tem direito a ter a sua. O problema está mesmo em saber utilizá-la! E aí é que “a porca torce o rabo”.
O conceito “razão” já vem de longe! O filósofo Hegel foi dos primeiros a debruçar-se sobre o tema. Kant, com a sua obra, “Crítica da Razão Pura” questiona a problemática dos juízos sintéticos a priori. Mais tarde, Jean Paul Sartre com o seu existencialismo, vem dizer-nos que “a liberdade dá ao homem o poder de escolha, mas está sujeita às limitações do próprio homem”!
Portanto, nós vivemos em comunidade, temos cada um a nossa razão, mas devemos juntá-la à razão dos outros, discuti-las, obter consensos e formular uma razão única em defesa do objectivo comum, neste caso da Aldeia, do bem comum que nos congrega a todos!
Falar olhos nos olhos, sem ataques pessoais na ausência dos visados, discutindo ideias, dialogando! Não vale a pena insistir nas críticas anónimas porque essas valem zero e, normalmente, vêm sempre acompanhadas de uma borracha!
Era isto.
João Rodrigues

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Só Visto

Para ver com atenção até ao minuto 2... Mais coisa, menos coisa...

Feira Tradições 2012

Eis o espaço mais famigerado da Feira de Pinhel. O cantinho da Confraria e da J. F. Sta. Eufêmia, no meio dos coscuréis do Manigoto e dos enchidos de Pomares.
Obrigado a todos pela visita.



Aproveito o momento para enviar uma saudação especial ao nosso grande António da Silva Santos, sócio da Confraria, que se encontra hospitalizado. Tonhé dentro de dia estarás de volta.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cavaco vs Cavacas Pinhel

Alunos da António Arroio estavam a preparar um atentado contra o presidente, com uma bisnaga de Clearasil Ultra, 500ml.

Vamos lá então montar a barracaquinha da Confraria, para a Feira das Tradições. Estamos a caminho.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mor


14 de Fevereiro, dia de S. Valentim e da Disfunção Eréctil.
É a mesma coisa que comemorarmos o dia do pasteleiro e dos diabetes no mesmo dia.
Mais uma data festiva para os samarras que vivem na aldeia, celebrada numa sorte da Corte da Crespa a podar, ou quiçá, para os mais abastados, a semear batatas secadais no Vale D`Azinha.
Romântico, é um dia passado na Moita Redonda, estendido numa restolha a contemplar o cantar de um pachachim e o som de um 135 carregado de estrume.

Porque não um dia para a auto-satisfação manufacturada?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fumeiro

Era disto que falava… algo carnal, calórico, mas caseiro.
Pimentão-doce tipo AB, vinho, alho, picante, sal e tripa, eis as chouriças, temporada 2012.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Russa

Mais uma camada daquelas e embora haja sol, está um cieiro que corta, fininho...
É o chamado barbeiro quilhado!
Está bom para encher chouriças… tipo mais logo…

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Só porque me apetece



Sr. Mário

Homem de 97 anos ainda conduz e trata os terrenos agrícolas - País - Notícias - RTP

O Senhor Mário Gomes que com a sua Ford Transit percorre as aldeias, inclusive a nossa - ele que trata as bermas e as valetas por tu - a vender maça e a comprar ferro velho. Ainda há 15 dias lhe comprei uma caixa de maças, farinhentas... mas comem-se.
O famoso organista Mário Madeira também aparece na reportagem.
"comecei a trabalhar na idade de 7 anos..."

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Esclarecimento

Caros Confrades e povo de Santa Eufêmia:

A Confraria tem nestes últimos tempos congregado os seus esforços, com sucessivas reuniões e deslocações, na procura insaciável de apoios que visam a recuperação total da Ermida.
Depois de vários contactos estabelecidos, no passado dia 27 de Janeiro dois elementos da Confraria deslocaram-se a Trancoso, à sede da Raia Histórica, para uma reunião com o Eng. Sales, presidente da entidade citada.
Aí, foi-nos informado:
- Que estava disponível uma verba que poderia ser aplicada num projecto de turismo, nas ruinas da Ermida.
- Um projecto suportado até aos 300 mil euros, com o apoio até 60% a fundo perdido.
- Tal candidatura teria que ser apresentada até Março/Abril, caso contrário perderíamos as ditas verbas.
- Esta candidatura não poderia ser apresentada pela Comissão Fabriqueira da Igreja.
Nesse mesmo dia, com urgência, marcámos para o dia seguinte (28 de Janeiro), uma reunião com o Pe. Ricardo.
Reunimo-nos na sede da Confraria com o Pe. Ricardo e restantes membros da Comissão Fabriqueira onde lhes expusemos o atrás descrito.
Sugerimos na mesma reunião um possível protocolo com a Igreja (contrato de comodato ou algo que nos desse faculdades e tempo para fazer o projecto, candidatura e obras na Ermida, sempre em sintonia com a Comissão), uma vez que este programa não poderia ser apresentado pela Comissão Fabriqueira, segundo informação do Eng. Sales.
Foi-nos dito pelo Pe. Ricardo, que tal decisão teria que ser tomada pela Diocese e que iria de imediato marcar uma reunião com o Senhor Bispo.
Assim no passado dia 4 de Fevereiro reunimos com o Senhor Bispo e com a Comissão Fabriqueira, na sede da Diocese, na Guarda.
Mais uma vez expusemos o resultado da reunião de Trancoso.
O Senhor Bispo transmitiu-nos que existem dois pontos fundamentais que a Igreja não pode abdicar: A entidade do espaço (completamente de acordo) e a tutela do mesmo.
Informou-nos ainda que seria a Comissão Fabriqueira a executar o possível projecto e que tal iria ser efectuado de imediato.

Em resumo, foi sugerido um protocolo de comodato com a comissão fabriqueira para ser a Confraria a desenvolver de imediato as obras restantes na Ermida, sempre - claro - em consonância, como tem sido até aqui, com a Comissão Fabriqueira. A proposta foi vetada.
Foi-nos assegurado que a Igreja fará ela mesma este ou outro futuro Projecto.
Aguardemos serenamente.

Ti Patrocínio A boa vontade supre a obra
Blogue Confraria Ermitães

Cartaz 17ª Feira das Tradições

Este ano teremos uma nova decoração – rendada, mais hardcore, um inovador LCD, já com TDT e em detrimento do Alvim, a Dânia Neto a servir panachês.
Atenção, além disso estamos a contar ter lá um porco no espeto, vivo.
Não confirmado: Seguto (em conversações avançadas)
Ultima oportunidade para adquirir os famosos postais ilustrados a p/b da Ermida ainda em ruínas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Briol

Chamam a isto frio! Ai os gajos de Lisboa...
Mas quê, aqui no Interior, só porque alguém nos diz que vem ai uma vaga de frio - os gajos de Lisboa - vamos vestir mais roupa que nos outros dias? Até parece que até aqui temos andado de manga curta!
O pior é que nós cooperamos com os jornalistas, que quando nos apontam uma câmara começamos logo a esfregar as mãos e a falar tremulamente, como se estivessemos prestes a congelar ali em directo.
Frio era o de antigamente, aquele aguçado e refinado, isto agora é para meninos!
Há coisas do carvalho! Frio no inverno!
Obrigado SIC pelas recomendações, que eu hoje estava a pensar sair à rua de calções.


Nota: No campo não há frio

Reforma administrativa

Foi ontem, pelo Conselho de Ministros, aprovada uma proposta lei sobre a reforma administrativa.

Segundo a A. Lusa:

Agregação de freguesias é compulsiva a partir de julho. As Assembleias Municipais vão ter obrigatoriamente de decidir até Julho quais as freguesias dos respectivos concelhos que vão ser agregadas, caso contrário a reorganização será feita compulsivamente pela entidade que vai fiscalizar os projectos de agregação.

Ou seja, ou as assembleias municipais decidem a agregação de freguesias até Julho, ou vem o Relvas e resolve a coisa.
Vamos lá então juntar a Póvoa e o Sorval à metrópole. Juntar não. Agregar…

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Placa, plaquinhas e placas maiores





Rua da Cancela como aqui tinha sido identificada, não existe. O seu nome oficial é Rua do Meio, como a placa agora assinala. O seu a seu dono.
Só um reparo, devia-se ter em conta o tipo de letra utilizado nas placas, usar um estilo padrão para todas seria o mais adequado.
E o frio que chega esta noite! Dizem que é mesmo, frio.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Montaria

Montaria, se pudesse, como diz o outro.
Dizem que proliferam javalis aqui pelas nossas bandas. Já lhes armei o laço, mas o pachachim acho que os alerta! É verdade, o pachachim já cá está.
Nós e Ervedosa! Nunca pensei ver-nos tão juntinhos.