sábado, 18 de outubro de 2008

Salsaparrilha

A salsaparrilha (Smilax aspera), é um arbusto da famlília das Smilacaceae. É uma planta nativa da África, Europa, Sul e Sudoeste Asiático. Em Portugal pode ser encontrada em matos e bosques do sul do país.
A palavra salsaparrilha deriva da castelhana zarzaparrilla. Esta compõe-se de zarza (em português sarça, isto é, silva), aludindo aos espinhos que lembram os das silvas (Rubus sp.), e parrilla, de parra (de uvas ou bagas). Teremos dito outrora sarçaparrilha, mas a erosão do uso levou-a ao som mais liso de salsa. A salsaparrilha gosta de bosques cerrados de regiões temperadas ou subtropicais. Os rizomas e as raízes são aromáticos e contêm ingredientes depurativos; a S. medica Schltdl & Cham. e a S. officinalis Kunth têm mesmo uso medicinal. Os frutos não são comestíveis, a planta apresenta um grau respeitável de toxicidade.
Em Espanha a salsaparrilha dava o seu nome a uma bebida semelhante à Coca Cola, a "Zarzaparrilla 1001", entretanto desaparecida devido à concorrência das grandes marcas. O extracto das suas raízes é indicado como diurético, auxiliar no tratamento do reumatismo, gota, dermatose e psoríase.
Usos Tradicionais: acne, artrite, artrite reumatóide, cólica, eczema, depressão (causada por menopausa), flatulência, gonorreia, gota, herpes, hipertensão, impotência sexual (disfunção eréctil), infertilidade feminina, infertilidade masculina, intoxicação por Mercúrio, lepra, leucorreia, manchas de idade, psoríase, reumatismo, sífilis…
Propriedades Medicinais: afrodisíaco, anti-reumático, antiespasmódico, diaforético, diurético, rejuvenescedor. Sua raiz e rizoma possuem propriedades medicinais. A Salsaparrilha tem um efeito purificador na área génito-urinária, enquanto ajuda a combater infecções. Suas propriedades fazem isso e reduzem inflamações causadas por artrite e reumatismo. A Salsaparrilha age nas endotoxinas do intestino, absorvendo componentes bacterianos e eliminando-os do corpo.
Ajuda também na excreção de ácido úrico do corpo e auxilia na regularização do sistema génito-urinário. A Salsaparrilla também ajuda aumentar os níveis de testosterona e progesterona no corpo. É dito que excita as paixões, deixando os homens mais viris e as mulheres mais sensuais.
Usada tradicionalmente na cultura popular em forma de lavagens para tratamento de herpes e compressas para artrite. Com a Salsaparrilha também se fazem bebidas, inclusive cervejas. A variedade jamaicana da Salsaparrilha é considerada a melhor, seguida da variedade hondurenha e mexicana.

Sem comentários:

Enviar um comentário